contato@institutoacqua.org.br

UTI Materna realiza 200 procedimentos e exames em 30 dias em São Luís (MA)

09/05/2017

Ala recém-inaugurada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde também registrou oito cirurgias no período

Nos primeiros 30 dias de funcionamento, a UTI Materna da Maternidade Marly Sarney, em São Luís (MA), realizou 142 procedimentos e 58 exames, além de oito cirurgias em 21 pacientes. Inaugurado em 28 de março pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde, o espaço conta com oito leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e contribui para fortalecer a rede materno-infantil no Estado e ampliar os cuidados voltados às mulheres maranhenses.

Durante o primeiro mês, a primeira Unidade de Terapia Intensiva voltada exclusivamente para esse público teve 142 procedimentos, tais como curativos, intubação e implantação de sonda vesical de demora, entre outros, bem como 58 exames, entre tomografia, raio-X, eletrocardiograma e ecocardiograma.

André Rossano, coordenador da UTI Materna, contou que os serviços estão sendo aperfeiçoados para potencializar os resultados do trabalho na unidade de saúde, especialmente nessa ala. “Estamos investindo no treinamento dos profissionais para aprimorar o atendimento, qualificando-o cada vez mais. Demos o primeiro passo e agora vamos avançar para prestar um serviço cada vez mais completo”, disse.

Os serviços oferecidos atendem pacientes da Maternidade Marly Sarney e casos encaminhados pelo Sistema de Regulação de Leitos Obstétricos da Secretaria de Estado da Saúde, que assegura a transferência das gestações de alto risco para a unidade de saúde. A atual estrutura da maternidade possibilitou atendimento eficaz à lavradora Benilde Dias da Silva, 37 anos, moradora do município de Urbano Santos e mãe do recém-nascido Wesley.

“Vim para uma consulta e acabei ficando hospitalizada por conta da gravidez de risco. Se eu não tivesse vindo para a UTI e se não fosse essa estrutura, eu e meu bebê não teríamos sobrevivido. Agradeço a todos que me atenderam aqui. Estou me recuperando bem e já aguardando alta para voltar pra casa”, contou a paciente.

A UTI Materna é estruturada para atender pacientes obstétricas graves, no período pré, intra e pós-parto, com doenças próprias da gravidez ou nela intercorrentes, que necessitem de internação em regime de cuidados intensivos. Trabalham na UTI plantonistas especialistas em terapia intensiva e gineco-obstetras, além de uma equipe de enfermagem especializada. O espaço conta com o apoio de médicos de diversas especialidades, como clínico, cardiologista, anestesiologista, cirurgião geral, neurologista, infectologista, fisioterapeuta e psicólogo.