contato@institutoacqua.org.br

Unidades sob gestão Acqua no Maranhão realizam atividades alusivas à Páscoa

22/04/2019

Entrega de chocolates, atividades lúdicas e visita de coelhinho marcaram a semana da Páscoa em três unidades de saúde gerenciadas pelo Acqua no estado
 
Usuários dos serviços oferecidos pelo Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, Casa de Apoio Ninar e Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) – unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão – participaram de atividades alusivas ao período e símbolos da Páscoa, com entregas de chocolates, brincadeiras, dinâmicas, e até a visita de coelhinho, personagem que divertiu crianças e pacientes. 

Vestir-se de coelho foi a iniciativa da nutricionista e membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do hospital Jackson Lago, Gleiciane Lopes. “As atividades de acolhimento e humanização no ambiente hospitalar ajudam na recuperação dos pacientes. É muito perceptível a mudança do humor, a alegria e descontração e isso faz muita diferença. O desconforto de vestir a fantasia quente é muito pequeno diante da sensação dos sorrisos nos rostos dos pacientes”, disse.

A nutricionista visitou fantasiada as principais enfermarias do Hospital Dr. Jackson Lago, no município de Pinheiro, acompanhada de outros funcionários que distribuíram chocolates e cantaram músicas com temáticas relacionadas à Páscoa. Envolver os pacientes internados em atividades que situam o calendário cultural também é uma forma de ambientá-los na vida social que acontece fora das unidades de saúde.

“Alguns pacientes podem sentir-se sozinhos durante o tratamento pela ausência ou impossibilidade da família estar presente para acompanhá-los, sobretudo os que estão em tratamento nas unidades de terapia intensiva (UTI’s) e essas atividades que marcam o período do calendário cultural, como a Páscoa, tornam o ambiente hospitalar bem mais acolhedor”, explicou Poliana Braga, psicóloga e presidente da Comissão de Humanização do Hospital Dr. Carlos Macieira, de São Luís.

A equipe do HCM realizou atividades no setor da pediatria, nos dias 17 e 18 de abril, com a participação de alunos do curso de Psicologia e Odontologia, da Universidade Ceuma. Copos plásticos, cartolinas, lápis de cor e materiais descartáveis transformaram-se na ferramenta criativa para elaboração de orelhinhas de coelho que adornaram pais e filhos internados na unidade de saúde. Atividades lúdicas como forma de assistência terapêutica emocional e também informações sobre higiene bucal integraram a programação. 

Caça aos ovos – Na Casa de Apoio Ninar, em São Luís, as famílias que passam a semana na unidade participando dos circuitos de estimulação foram surpreendidas com uma brincadeira que envolveu pacientes e profissionais do Acqua.

Diversos ovos de páscoa foram espalhados pelo pátio e jardim da Casa de Apoio e as crianças correram pelo espaço procurando chocolates, cestas, biscoitos e barrinhas de chocolate. 

“A Páscoa tem um sentido muito forte para todos nós e é muito emocionante pela mensagem que traz de esperança e renovação para as famílias atendidas aqui na Casa de Apoio”, pontuou Valéria Ferreira, coordenadora da equipe multidisciplinar da Casa de Apoio.