contato@institutoacqua.org.br

Unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua e Governo do Maranhão comemoram Dia da Mulher com ações de combate à violência

13/03/2018

Pacientes e profissionais participaram de atividades de empoderamento com palestras, música e momentos de beleza

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado de forma lúdica e educativa nas maternidades e hospitais maranhenses gerenciados pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Durante todo o dia, profissionais, pacientes e acompanhantes participaram de palestras, momentos de beleza, confraternização, distribuição de rosas e apresentação musical.

Com perfis e rotinas diversificadas, cada unidade montou uma programação que permitiu ampla participação do público. Na Maternidade Benedito Leite, a manhã do dia 8 de março começou com palestra sobre mulheres que marcaram a história nacional e internacional, ministrada pelo médico-obstetra Antônio Augusto Martins. Com público formado por profissionais da unidade, a explanação ampliou o conhecimento de participantes como a técnica de enfermagem Raimunda Amaral. “Aprendi muita coisa. As informações compartilhadas foram importantes tanto para reforçar a importância da mulher na sociedade como para nos inspirar profissionalmente, porque ele apresentou muitas pioneiras da enfermagem”, explicou.

Após a palestra, equipe, gestantes e parturientes participaram do momento de embelezamento e receberam cuidados especiais, como massagem oriental, spa dos pés, design de sobrancelha e limpeza de pele. A parturiente Rafaele Cardoso deixou a pequena Jamile no leito, aos cuidados da avó, e aproveitou os serviços estéticos. “Gostei da homenagem, porque não é fácil sair de casa para ir ao salão durante os primeiros meses de vida do bebê”, destacou. Para encerrar a programação, no final da tarde, ao som de clássicos da MPB foram entregues flores nos leitos e servida uma mesa de doces.

Na área Itaqui-Bacanga, em São Luís (MA), a Maternidade Nossa Senhora da Penha também prestou homenagens. Gestantes e profissionais receberam cuidados para a pele e maquiagem, assistiram palestra sobre violência doméstica, receberam flores e participaram de confraternização. A tradicional pintura na barriga também foi presenteada às gestantes.

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão – As atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher aconteceram em 9 de março na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão. O evento contou com palestra sobre ‘Atendimento à vítima de Violência Doméstica’, ministrada pela presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Silvia Leite.

Para contribuir com esclarecimentos sobre os mecanismos de proteção às mulheres, esteve presente na unidade a Patrulha Maria da Penha, ligada à Casa da Mulher Brasileira, unidade que integra um dos eixos do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, do governo federal. “Esse momento foi muito importante para conscientizar sobre como as mulheres, em caso de violência, podem recorrer a um atendimento digno e respeitoso”, ressaltou a enfermeira e integrante do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Márcia Cunha.

Hospitais – O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) – localizado na Capital maranhense, e os hospitais Macrorregional Tomás Martins (Santa Inês), Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago (Pinheiro) e Regional de Balsas (Balsas) também fizeram da data um momento para orientar profissionais e pacientes acerca do combate à violência contra a mulher.