contato@institutoacqua.org.br

Unidade Sorrir (MA) recebe visita de deputado estadual com expectativa de ampliar serviços para interior do Maranhão

20/03/2019

Visita do deputado Adelmo Soares foi acompanhada por uma equipe técnica com objetivo de conhecer a estrutura de funcionamento da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua

A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) recebeu, na última segunda-feira (18/03), visita técnica da equipe do deputado estadual Adelmo Soares, com o objetivo de avaliar a estrutura de funcionamento da unidade de saúde e propor na Assembleia Legislativa a implantação do serviço em outras cidades do Maranhão. O Sorrir é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Já fizemos uma indicação na Assembleia Legislativa sobre a importância de ampliar para outras cidades maranhenses o belo trabalho feito aqui na Sorrir. A ideia é implantar uma primeira unidade em Caxias e, para isso, trouxemos alguns profissionais para conhecer a experiência desenvolvida e avaliarmos uma parceria integrada com o Governo do Estado”, disse o deputado.

A visita foi acompanhada pelo diretor-técnico da unidade, Fabrício Saraiva, e pelo chefe do departamento de Atenção à Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Allan Patrício, que falaram sobre a gestão de excelência no atendimento e inovações desenvolvidas na unidade.

“Conseguimos implantar, por exemplo, as consultas e atendimento com horário agendado. Todos os usuários recebem aviso do agendamento da consulta com dia e horário definidos e, caso cheguem fora do horário, têm o agendamento remarcado para um prazo posterior. Isso acabou com as filas na porta da unidade”, explicou Fabrício.

O tenente-coronel Márcio Silva, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão, participou da visita à unidade e falou com entusiasmo da possibilidade de ampliação dos serviços na cidade de Caxias. “Temos uma estrutura física disponível no 2º Batalhão de Polícia Militar com quatro dentistas que já realizam atendimentos nos projetos sociais da corporação. Ainda não temos atendimentos em saúde bucal de média complexidade e o que a gente tem visto é que esse projeto está dando certo e pode melhorar a qualidade de vida da população de outras grandes cinco cidades localizadas no Leste Maranhense”, destacou.

O deputado Adelmo Soares, que tem graduação em Odontologia, reafirmou o compromisso em garantir saúde de qualidade à população em parceria com as instituições que gerenciam o projeto Sorrir. “Saúde pública de qualidade é direito de todo o povo maranhense e que faz parte da nossa bandeira, das causas que lutamos na Assembleia Legislativa. Nossa próxima reunião será com a equipe técnica do secretário Carlos Lula para buscarmos parcerias e garantir a ampliação destes serviços para todo o estado”, finalizou.

A unidade realiza, mensalmente, mais de 4.500 atendimentos, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. É a primeira unidade do Maranhão que oferta atendimento em nível de média complexidade de procedimentos que não são feitos nas Unidades Básicas de Saúde.