contato@institutoacqua.org.br

Semana da Enfermagem tem debates e homenagens em unidades de saúde no Maranhão

10/05/2017

Programação envolve equipes que atuam em quatro hospitais em São Luís e dois no interior do Estado

Palestras, atividades e homenagens fazem parte da programação da Semana da Enfermagem nas unidades de saúde sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, tanto em São Luís (MA) quanto no interior do Estado. Sob o tema “Enfermagem na linha de frente, transformando o cuidado: união, ética e atitude”, os profissionais debaterão, ao longo de oito dias, os desafios da área e farão um balanço do trabalho desenvolvido.

As ações no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos começaram nesta quarta-feira (10/5), com sensibilização da equipe, apresentação da Comissão de Curativos e palestras. Nesta quinta-feira, a programação inclui a implantação da Comissão de Ética, palestra sobre a importância dela para a unidade de saúde, sorteio de brindes e gincana para arrecadação de vidros para incentivar a doação de leite para o posto de coleta do hospital.

Na segunda-feira (15/5) as atividades prosseguem, dessa vez na Maternidade Benedito Leite. A unidade de saúde contará com palestras sobre os temas “Enfermagem e a ética” e “Enfermagem que temos e a enfermagem que queremos”, exibição de vídeos e premiação para a enfermeira obstetra que mais assistiu partos em 2016.

As equipes da Maternidade Marly Sarney participarão de capacitações no dia seguinte (16/5). Além disso, serão realizadas sessões de massagem terapêutica, em 17 de maio, e atividades de ginástica laboral, no dia 18. Os treinamentos e confraternização dos profissionais da Maternidade Nossa Senhora da Penha estão programados para 17 de maio.

Ações em alusão à Semana da Enfermagem, como palestras e dinâmicas, também terão espaço no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, e no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. Todas as atividades acontecem ao longo desta sexta-feira (12/5).