contato@institutoacqua.org.br

Semana da Enfermagem movimenta 1.800 profissionais de projetos do Instituto Acqua no Maranhão e em São Paulo

23/05/2018

Programação envolveu equipes que atuam na Capital maranhense e interior do Estado, além das equipes em Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo

Com o objetivo de motivar, valorizar e propor reflexões sobre ‘A união da Enfermagem para o fortalecimento de uma assistência com excelência’, cerca de 1.800 profissionais de projetos do Instituto Acqua realizados no Maranhão e em São Paulo participaram da Semana da Enfermagem, entre os dias 12 a 20 de maio. A programação das maternidades e hospitais gerenciados em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) contemplou palestras educativas, práticas integrativas, entrega de brindes e apresentação musical e audiovisual. Em Franco da Rocha (SP), as equipes participaram de palestra motivacional e confraternização.

“O Instituto Acqua agradece a dedicação dos profissionais e parabeniza a todos pela excelente Semana de Enfermagem. Eles são a prova de que o sucesso se alcança com talento, determinação e comprometimento. Todos ganham com esse bom desempenho, principalmente a população maranhense”, destacou Paula Assis, diretora do Instituto Acqua e coordenadora das unidades do Maranhão.

As maternidades e hospitais alternaram a programação e criaram ações especiais. A Maternidade Nossa Senhora da Penha abriu o calendário no dia 12 com homenagem pelo Dia do Enfermeiro e entrega de brindes. Nos dias 17 e 18, a equipe participou de palestras sobre ética profissional, avanço da enfermagem obstétrica, anotações de enfermagem e a arte de acolher com recursos não farmacológicos no pré-parto.

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão iniciou a Semana da Enfermagem no dia 14 fomentando a reciclagem de conhecimentos. De 14 a 17, seis equipes participaram de gincana. Além disso, um massoterapeuta esteve à disposição para que os profissionais pudessem aproveitar a técnica terapêutica.

Palestras sobre atuação no atendimento durante a reanimação neonatal em sala de parto; assistência pré-hospitalar em gestantes em trabalho de parto e vítima de trauma; e enfermagem frente a humanização da assistência fizeram parte da Semana da Enfermagem na Maternidade Benedito Leite. No encerramento, o tema ‘Cuidando do cuidador: embasamento legal para a equipe de enfermagem’ foi debatido por representante do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA). Em seguida, ao som do Coral Geral, a equipe confraternizou e recebeu brindes personalizados do Instituto Acqua.

“Esse momento é de grande importância, porque valoriza o trabalho de todos vocês, que são fundamentais para o bom funcionamento da unidade”, destacou o diretor da Maternidade Benedito Leite, Manoel Pimentel, durante o encerramento.

No Centro de São Luís, o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos também levou aos profissionais um calendário diversificado, com exposição de vídeo com depoimento da equipe médica acerca do diferencial da enfermagem na unidade, palestras e serviços de beleza.

Interior – Os municípios de Santa Inês, Balsas e Pinheiro também contemplaram a equipe de profissionais ligados à enfermagem com uma programação dinâmica e reforço na qualificação.

No Hospital Regional de Balsas, as palestras e treinamentos foram direcionados para o atendimento humanizado, primeiros socorros e segurança do trabalho, além de atividades práticas.

Em Santa Inês, no Hospital Macrorregional Tomás Martins, a Semana da Enfermagem somou ações que abordaram higienização das mãos, roda de conversa e palestras sobre humanização, entre outras atividades.

No Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, no município de Pinheiro, as salas de treinamento também ficaram repletas de profissionais que assistiram às palestras e reforçaram o aprendizado sobre curativos.

Franco da Rocha – Enfermeiros e auxiliares de enfermagem que atuam em cinco unidades prisionais de Franco da Rocha, por meio da parceria entre Instituto Acqua e Prefeitura Municipal, participaram de palestra sobre o tema ‘Dinâmicas lúdicas para uma mente saudável’. A atividade ocorreu no dia 15 e envolveu cerca de 25 profissionais.

A comemoração – A Semana da Enfermagem é comemorada em todo o País, entre 12 e 20 de maio, período definido entre o Dia do Enfermeiro (12) e o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20). Essas datas fazem alusão ao nascimento de Florence Nightingale e à morte de Ana Neri, respectivamente, duas personalidades históricas e relevantes para o desenvolvimento da Enfermagem, dentro e fora do Brasil.