contato@institutoacqua.org.br

Semana da Enfermagem começa nas unidades sob gestão Acqua no Maranhão

13/05/2019

Programação acontece durante toda a semana; palestras, dinâmicas, café da manhã e entrega de brindes marcaram primeiro dia de atividades

Para integrar a Semana da Enfermagem, unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão realizaram atividades nesta segunda-feira (13/05). A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), Casa de Apoio Ninar e Maternidade Benedito Leite, todas localizadas em São Luís, alternaram programação com palestras educativas, práticas integrativas e ações especiais voltadas para motivação e valorização de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Um café da manhã com entrega de brindes abriu a programação na MACMA. Supervisores e coordenadores de enfermagem participaram do evento. A diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, prestigiou as atividades. “É o momento de parabenizarmos os profissionais da enfermagem pela dedicação dada a cada paciente e pelo comprometimento no exercício de suas funções. Com esse empenho e amor quem ganha é a população maranhense”, disse.

A programação da MACMA contou com um massoterapeuta que esteve à disposição para que os profissionais pudessem aproveitar a técnica terapêutica. O primeiro dia de atividades foi encerrado com a palestra “Estresse e qualidade de vida”, ministrada pela psicóloga Luanda Mardo. “Me sinto honrada por participar desse momento. Percebemos que a engrenagem está funcionando”, disse a supervisora-administrativa noturna, Ana Clotildes, que trabalha há 20 anos na unidade.

Na Casa de Apoio Ninar – que acolhe famílias de crianças que passam por tratamento no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) -, os profissionais ligados à enfermagem participaram de café da manhã e bate-papo com o tema “Quando você é quem cuida, quem cuida de você? Enfermagem, a arte de cuidar” com a diretora-administrativa da unidade, Ana Caroline de Vasconcelos.

“A enfermagem é uma das áreas indispensáveis no processo de cuidar, por isso temos que sempre promover esses encontros. Precisamos compreender a importância de nos cuidar e assim prevenir uma série de doenças”, explicou a diretora-administrativa. 

Na Maternidade Benedito Leite a programação foi aberta pela direção da unidade. Músicas incentivaram os profissionais sobre a valorização da enfermagem. A programação nos próximos dias contará com rodas de conversa com diversos temas, entre os quais: “Enfermagem x Síndrome de Burnout”; “Relacionamento Interpessoal: Enfermagem x gerenciamento de conflitos em ambiente de trabalho”, além de outras temáticas.

A comemoração – A Semana da Enfermagem é comemorada em todo o País, entre 12 e 20 de maio, período definido entre o Dia do Enfermeiro (12) e o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20). Essas datas fazem alusão ao nascimento de Florence Nightingale e à morte de Ana Neri, respectivamente, duas personalidades históricas e relevantes para o desenvolvimento da enfermagem, dentro e fora do Brasil.

Nesta terça-feira (14/05), a programação acontece no Hospital Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, no Hospital Regional de Balsas, em Balsas, e no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. Na quarta-feira (15/05) as atividades ocorrem no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM).