contato@institutoacqua.org.br

Roda de Gestantes no Maranhão reforça importância da imunização, testes neonatais e laserterapia

10/05/2019

Benefícios da laserterapia também foram abordados no encontro promovido pela Maternidade Benedito Leite, de São Luís

Os encontros da Roda de Conversa de Gestantes já têm data e hora marcada na agenda dos casais que frequentam o espaço de conhecimento e diálogo realizado na Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA). Em cada encontro, uma descoberta. Principalmente para os pais de primeira viagem. Na última quinta-feira (09/05) foram abordados alguns benefícios da laserterapia. Além deste tema, no sétimo encontro realizado na semana passada foi destacada a importância da imunização e dos testes neonatais.

Participando dos encontros desde o mês de abril, o casal Tatiana Sampaio, 36 anos, e Fabiano Rocha, 35, percebeu o compromisso das equipes com o parto humanizado e como funciona a gestão do serviço público de saúde prestado nas maternidades. “As rodas de conversa estão marcadas em nossa agenda e considero de extrema importância, pois tratam de temas, métodos, conceitos e advertências desde a gestação ate o pós-parto. Ficamos felizes por observar este tipo de assistência dada na rede pública de saúde”, pontuou a advogada Tatiana.

O professor de sociologia Fabiano comprova a importância da Roda de Conversa de Gestante no entendimento do papel do marido no processo de gravidez. “Desmistificamos vários assuntos, entre eles sobre a amamentação. A roda de conversa é um momento em que a família vai se fortalecer. Eu preciso aprender, porque sou pai e ela não pode passar sozinha por esse momento”, disse.

Abordagem – Com abordagem diferenciada e espaço aconchegante, as Rodas de Conversa trazem temas relacionados ao processo gestacional. No encontro desta quinta-feira, os casais compreenderam o fluxo de atendimento da maternidade e os benefícios da laserterapia. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

“A laserterapia atua no processo de cicatrização. O que leva de sete a dez dias para cicatrizar, período no qual a mãe deixa de amamentar, com a laserterapia pode ser resolvido em duas ou três sessões fazendo assim com que a mãe não desista do processo de amamentação. Essas fissuras são causadas pela forma incorreta do bebê sugar no momento da amamentação”, explica Gisele Vasconcelos, enfermeira obstétrica.

Gestantes também compreenderam a importância da realização de imunização dos bebês e prazos das vacinas. As mães foram lembradas a respeito dos testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B, exames de rotina, hemograma completo, VDRL, tipagem sanguínea e fator Rh realizados antes do parto.

O encerramento desse ciclo da Roda de Conversa acontece no próximo dia (16/05). Na oportunidade as parturientes receberão “mimos” da equipe e haverá ainda atividades da arte gestacional (pintura de barriga), dança do ventre e entrega de certificados.