contato@institutoacqua.org.br

Representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (MA) conhecem instalações da Casa de Apoio Ninar

23/06/2017

Local ampliará atendimento de crianças com doenças que afetam o neurodesenvolvimento e terá atividades para familiares e capacitação para profissionais

Representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Educação de São Luís conheceram, na última terça-feira (20/6), as instalações da Casa de Apoio Ninar, que funcionará na antiga Casa de Veraneio do Governo do Estado do Maranhão, na praia de São Marcos, em São Luís (MA). O local será um espaço de apoio às famílias atendidas pelo Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar). A obra, em fase avançada, tem previsão de entrega para o próximo dia 4 de julho e terá gestão compartilhada entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde.

As instalações foram apresentadas pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhado da diretora do Instituto Acqua e coordenadora das unidades no Maranhão, Paula Assis, e da neuropediatra responsável pelo ambulatório de microcefalia do Ninar, Patrícia Sousa.

O local oferecerá assistência especializada para o tratamento de bebês com doenças que afetam o neurodesenvolvimento, como microcefalia, hidrocefalia, síndrome de Down e paralisias cerebrais, entre outras, com um olhar direcionado principalmente às famílias. “É um projeto interessante, inovador e com uma filosofia que atende à questão de apoiar as famílias, não se fixando só no cuidado com a criança, mas também com a capacitação dos familiares. Com o trabalho dos profissionais, que terão uma preparação prévia, as famílias saberão como cuidar e estimular essa criança”, avaliou Jacirene Gonçalves Lima, técnica do Ministério da Saúde.

A neuropediatra Patrícia Sousa explicou como será o funcionamento das atividades na Casa de Apoio. “Aqui teremos uma série de atividades voltadas não apenas aos bebês com distúrbios neuromotores, mas também às famílias desses pacientes. O foco e a atenção na doença serão uma parte do tratamento. Na Casa de Apoio, a família será inserida no tratamento do filho ”, explicou.

A unidade contará com consultórios para os atendimentos da equipe multidisciplinar, composta por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos, enfermeiros, psicólogos e psicopedagogos. As famílias que passarem pela Casa de Apoio serão divididas em equipes para participarem de uma programação de atividades. Na área da cozinha e copa, por exemplo, serão desenvolvidas as ações do projeto Cozinha Amiga, que ensinará diversas atividades de culinária às mães.

Além disso, a Casa de Apoio será um centro de formação continuada para que profissionais de saúde de cidades do interior possam retornar aos seus municípios aptos a reproduzir em pequenos núcleos os ensinamentos adquiridos. Esses núcleos serão chamados de Ninhos de Estimulação em cada cidade.

 

Fotos: Divulgação / Julyane Galvão