contato@institutoacqua.org.br

Projetos inovadores alavancam qualidade do atendimento em maternidades

18/05/2018

Do pré-natal ao registro de nascimento, unidades oferecem serviços que tornam assistência humanizada uma realidade para centenas de famílias maranhenses

A diversidade de serviços voltados para parturientes e bebês transformou as Maternidades de Alta Complexidade do Maranhão, Nossa Senhora da Penha e Benedito Leite e o Hospital Regional de Balsas, unidades de referência em atendimento humanizado no Maranhão.

A implantação dos projetos Primeiro Olhar e Pequeno Maranhense e de um posto para Registro Civil de Nascimento representam investimentos bem-sucedidos e grandes conquistas da gestão compartilhada feita entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Sem essa parceria, as conquistas não seriam possíveis. O Acqua e a SES têm sido um grande fio condutor das melhorias ao implementar projetos inovadores no Estado e capacitar as equipes para a realização de iniciativas que fortalecem o parto humanizado”, afirmou Hilmar Hortegal, diretor-clínico da Maternidade Benedito Leite.

Nas maternidades, quando a gestante é acolhida, tem início uma trajetória de amor que se completa na alta médica. Desde a classificação, passando pelos métodos não farmacológicos para controle da dor, até a emissão da Certidão de Nascimento, as famílias são acolhidas de forma que os direitos da futura mãe e do bebê sejam respeitados.

“Quando o Instituto Acqua e a SES decidiram pelas boas práticas de humanização tiveram como objetivo mudar a visão, conservada por muitos anos, de que as maternidades públicas são locais de sofrimento e não de celebração da vida. Com novos projetos implementados ao longo desses três anos de gestão, oferecemos acolhimento e tranquilidade para mães e famílias”, explicou a enfermeira obstetra e coordenadora de enfermagem do Instituto Acqua no Maranhão, Analamacia Brito.

Após o parto, a dedicação da maternidade com as pacientes continua por meio do projeto ‘Primeiro Olhar’. A iniciativa oferece às mães o primeiro registro fotográfico do bebê, feito em estúdio dentro das maternidades e entregue em um encarte com informações sobre o nascimento da criança.

Em maio de 2016 foi implementado o programa Pequeno Maranhense que, até março de 2018, beneficiou 16.632 mães em 18 unidades de saúde de todas as regiões do Estado. Ele consiste na entrega de uma bolsa com kit para os primeiros cuidados com o recém-nascido e tem como objetivo estimular a realização do pré-natal na atenção básica. Além disso, a iniciativa fortalece o compromisso integrado da rede municipal e estadual e a importância do trabalho humanizado, acolhendo não só as mães, mas o bebê e familiares.

Amanda Beatriz nasceu na Maternidade Benedito Leite, na primeira quinzena de maio deste ano, onde seus pais Ana Patrícia Sousa e Edvaldo Alexandre de Sousa foram positivamente surpreendidos com o atendimento. “Nossa filha mais velha tem 5 anos e nasceu em maternidade pública. De lá pra cá, com essa acolhida na Maternidade Benedito Leite, percebemos que a saúde pública teve um salto de qualidade. Minha esposa foi tratada com muito amor e carinho desde o momento que chegou até a alta médica. A nossa caçula ganhou ensaio fotográfico, recebeu um kit do Pequeno Maranhense e aqui mesmo foi emitida a Certidão de Nascimento dela. Se for para atribuir uma nota, ela é dez”, concluiu Edvaldo Sousa.