contato@institutoacqua.org.br

Projeto do Instituto Acqua oferece cursinho pré-vestibular em espaço dedicado à população LGBT

28/04/2017

Com 20 vagas, iniciativa considera critérios como renda, raça e gênero na seleção dos alunos e será realizada na Casa 1, espaço dedicado ao acolhimento da população LGBT na Capital paulista

Oferecer um curso preparatório para o Enem, com qualidade e totalmente gratuito, para quem não tem condições de pagar por uma capacitação desse tipo. Com essa proposta, o projeto Universidade Cidadã ajudou jovens em Santo André (SP) e São Luís (MA) em 2016 e abriu inscrições para uma nova turma em São Paulo em 24 de abril.

Realizado pelo Instituto Acqua em parceria com a Noctuam Educação e a Casa 1, uma república de acolhimento para LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) e centro cultural em São Paulo, o curso começa em 10 de maio e terá 20 vagas. Os encontros acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 18h30, e haverá dois horários para monitorias, que são períodos disponíveis para tirar dúvidas e abertos a toda a comunidade: das 12h50 às 13h20 e das 18h40 às 19h10.

Com professores que possuem ampla experiência nas disciplinas exigidas pelo Enem, esta edição do projeto acontecerá na Casa 1, que fica na Rua Condessa de São Joaquim, 277, bairro Bela Vista, em São Paulo. Para participar, o candidato deve preencher um formulário socioeconômico em bit.ly/cadastro-universidade-cidada, ou ir pessoalmente à Casa 1, que disponibiliza computador com acesso à internet para auxiliar os candidatos no cadastro. O atendimento acontece todos os dias, das 10h às 22h.

O Universidade Cidadã prioriza a participação de pessoas de baixa renda que farão o Enem neste ano, mulheres chefes de família sem trabalho, pessoas da comunidade LGBT, pais e mães solteiros que tenham a guarda de filhos menores de 18 anos, responsáveis legais de pessoa com deficiência física ou mental e indígenas, além de considerar critérios de raça para a seleção dos alunos.

A iniciativa possibilita acesso a uma capacitação de qualidade e gratuita para parcelas da sociedade que não teriam como investir em um curso particular. Ao conquistar uma boa nota no Enem, os participantes poderão se inscrever em programas de incentivo do governo federal para adquirir bolsas de estudo em cursos do Ensino Superior, como o ProUni (Programa Universidade para Todos), o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Fies (Financiamento Estudantil).

Outro benefício proporcionado pelo projeto é a possibilidade de aproximar os alunos do público que vive na Casa 1, ampliando o contato entre pessoas com diferentes opções sexuais para fortalecer a inclusão social dessa parte da população e reduzir o preconceito de gênero.

“Neste ano vamos continuar proporcionando para mais pessoas os benefícios de um curso que leva não apenas conteúdo didático, mas que favorece a inclusão, aproxima as pessoas e dá a oportunidade de acesso ao Ensino Superior com condições de construir uma carreira acadêmica e profissional com dignidade”, destacou o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia.

Mais informações sobre o Universidade Cidadã podem ser obtidas com o Instituto Acqua, pelo telefone 4823-1800, ou com a Noctuam Educação, pelos números 4996-4166 e 4996-2883.