contato@institutoacqua.org.br

Projeto do Instituto Acqua em Franco da Rocha é premiado no 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

24/03/2017

Trabalho recebe premiação por atendimentos de saúde em cinco unidades prisionais da cidade por meio de parceria do Instituto Acqua com a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Acqua em parceria com a Prefeitura Municipal de Franco da Rocha e o Governo do Estado de São Paulo em cinco unidades prisionais na cidade recebeu, na noite desta quinta-feira (23/3), o prêmio David Capistrano, entregue aos projetos que realizaram trabalhos de relevância na gestão municipal do SUS. A homenagem aconteceu em Santos (SP) durante o 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

O evento contou com a presença da secretária Municipal de Saúde da Prefeitura de Franco da Rocha, Lorena de Oliveira, da diretora de Atenção à Saúde da pasta, Alessandra Miranda, e de profissionais que atuam no projeto. A premiação foi entregue pela iniciativa de oferecer, por meio da parceria, atendimentos de saúde à população privada de liberdade em cinco penitenciárias.

Com o título “Implantação de Estratégias de Saúde no Sistema Prisional de Franco da Rocha”, o projeto realizado pelo Acqua desde fevereiro de 2015 recebeu um dos 10 troféus entregues na cerimônia para as melhores iniciativas. Foram inscritas 378 experiências de 59 municípios. “Esse reconhecimento nos dá a oportunidade de colocar em evidência o que temos feito na prática em relação aos princípios do SUS, principalmente no que diz respeito à equidade de acesso à saúde”, avaliou Priscila Fernanda, coordenadora técnica do projeto em Franco da Rocha.

“Pelo segundo ano consecutivo a cidade recebe esse prêmio. Neste ano demonstramos uma parte dos resultados que a Atenção Básica do município, em parceria com o Acqua, vem obtendo, e essa conquista é uma resposta aos resultados e estudos desse projeto”, afirmou Alessandra Miranda, diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Franco da Rocha.

No mesmo dia, os temas inscritos foram debatidos em rodas de conversas. Os autores de cada projeto trocaram experiências com equipes de saúde de diversos municípios participantes do congresso. Letícia Miranda, coordenadora administrativa do Instituto Acqua em Franco da Rocha, destacou que “foi enriquecedor mostrar a tantos profissionais que os atendimentos de saúde que oferecemos estão proporcionando dignidade e um tratamento humanizado à população privada de liberdade”.

Para o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, estar entre os vencedores do prêmio reforça a importância do trabalho desenvolvido por meio da parceria. “A dedicação de todas as pessoas envolvidas gera resultados que comprovam o bom andamento do projeto. Oferecer acesso a atendimentos de saúde que antes só eram obtidos por meio de remoções é um avanço que leva também dignidade e mais qualidade de vida para essa população", afirmou.

Cerca de 10,6 mil reeducandos recebem atendimentos nas áreas de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Tuberculose, Controle de Diabetes e Hipertensão, Hanseníase e outras dermatoses, DST/HIV e hepatites, entre outras demandas. Além da atenção à saúde, o projeto inclui ações preventivas, palestras e diversas atividades educativas realizadas por equipes formadas por médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem contratados pelo Instituto Acqua.