contato@institutoacqua.org.br

Projeto de planejamento familiar começa a funcionar em março na Maternidade Benedito Leite em São Luís (MA)

16/03/2017

Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo beneficiará pacientes da unidade de saúde que receberem alta e será o segundo a iniciar atendimentos no Estado

Fruto de programa internacional, o segundo Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo do Maranhão será instalado, em março, dentro da Maternidade Benedito Leite, em São Luís. O projeto está em fase final de implantação e faz parte das ações em comemoração ao Mês da Mulher. No local, as pacientes receberão orientações sobre planejamento reprodutivo e terão acesso a métodos contraceptivos, além de atendimento para casos de aborto e violência sexual.

Esta será a segunda unidade do gênero em funcionamento no Estado, iniciativa possível em razão de termo de cooperação técnica entre Governo do Estado, OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e OMS (Organização Mundial da Saúde), com o apoio do Instituto Acqua, que faz a gestão da Maternidade Benedito Leite em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. O primeiro Centro Sentinela foi inaugurado em 27 de janeiro, em Balsas.

O local terá ambulatório com equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social para o atendimento de pacientes que receberem alta na maternidade e quiserem receber orientações para o planejamento reprodutivo. Os profissionais também fornecerão métodos contraceptivos, como o DIU (dispositivo intrauterino), entre outros para controle de gravidez.

“Já fizemos reuniões e treinamentos para preparar nossos profissionais e qualificar esses atendimentos. No momento estão sendo feitas as adequações físicas na unidade de saúde para iniciarmos esse serviço de assistência à mulher maranhense”, afirmou Kelma Lucena, coordenadora de enfermagem da maternidade. Ela também ressaltou a importância do projeto para a redução da mortalidade materna e infantil na região e a melhora na qualidade de vida das pacientes atendidas pela unidade.

O primeiro Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo foi implantado em Balsas pela OPAS, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, e funciona na UBS (Unidade Básica de Saúde) Padre Pedro Fontes de Sousa.