contato@institutoacqua.org.br

Profissionais recebem capacitação sobre avaliação e tratamento de feridas no Hospital Macrorregional Tomás Martins em Santa Inês (MA)

29/05/2017

Técnicas novas para o tratamento irão reduzir o tempo de internação e ampliar a qualidade do atendimento aos pacientes

As equipes do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), participaram de treinamento sobre avaliação e tratamento de feridas na última quarta-feira (24/5). Com a capacitação, a unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) passará a contar com cobertura especializada para o tratamento de lesões de pele e técnicas em curativo.

O treinamento foi dividido em duas etapas. Na primeira, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos receberam ao longo do dia noções teóricas sobre os procedimentos adequados e técnicas que devem ser utilizadas. À noite, a segunda fase contou com atividades práticas, que incluíram o atendimento de três pacientes da clínica médica.

Para Thayse Lima, diretora administrativa do Hospital Macrorregional Tomás Martins, a unidade terá avanços no atendimento com a implantação desse tipo de tratamento especializado. “Com esses novos recursos para o tratamento de feridas, vamos oferecer um atendimento que, além de cortar custos, reduz o período de internação e evita infecções e transtornos ao paciente”, explicou.

Márcia Reis, coordenadora de enfermagem da unidade, destacou a importância da capacitação. “Buscamos melhorar cada vez mais a assistência e otimizar a qualidade no atendimento. Com a avaliação correta e a definição das técnicas e métodos que devem ser utilizados, a equipe de enfermagem poderá atuar de forma mais significativa e melhorar a qualidade de vida do paciente”, pontuou.