contato@institutoacqua.org.br

Primeiro dia de Encontro de Gestores tem apresentações de melhorias feitas em unidades do Maranhão em 2016

07/12/2016

Segundo dia de evento tem participação de ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha

O primeiro dia de evento do Encontro de Gestores 2016 – Unidades Maranhão, realizado nesta terça-feira (6/12) em São Luís, teve apresentações de uma série de avanços conseguidos nos hospitais ao longo do ano. Todos os palestrantes ressaltaram a importância da parceria entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES) para essas conquistas.

A parte da manhã do evento teve a abertura realizada pelo diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, junto com a secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, e do superintendente da Rede de Saúde do Estado, Julio Gonçalves.

Em seguida fizeram apresentações a consultora do Ministério da Saúde em São Luís, Maria das Graças Lima Espíndola, que falou sobre o atendimento e humanização nas unidades hospitalares e a coordenadora de Controle e Avaliação da SES, Marina Nascimento Souza, que apresentou como funciona seu departamento ressaltando a importância de o paciente ser atendido em sua integralidade.

O coordenador da Central de Regulação da SES, Egídio de Carvalho Ribeiro, encerrou as palestras da secretaria explicando sobre as centrais de regulação, como colocar as vagas no sistema, como regular e a importância da compreensão da central.

Sob o tema "Experiências Exitosas", os representantes das unidades sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a SES apresentaram os resultados dos trabalhos executados ao longo de 2016.

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Maternidade Marly Sarney, Maternidade Benedito Leite e Maternidade Nossa Senhora da Penha, foram as unidades que apresentam seus resultados durante o primeiro dia de evento.

"O hospital cresceu muito em qualidade à população em 2016. Tivemos a implementação de novos serviços, a readequação das UTIs Neonatal e Pediátrica, intervenções estruturais, enfim, vários avanços", afirmou o diretor clínico do Juvêncio Mattos, Claudio Rezende. A diretora administrativa Andréa Moraes também participou da apresentação. 

O diretor-clinico das maternidades Marly Sarney e Nossa Senhora da Penha, Edson Cunha de Araujo Junior, esteve acompanhado do diretor administrativo André Oliveira e ressaltou que a importância da parceria Acqua/SES é que ela vai além do gerenciamento financeiro. "O destaque dessa parceria é que ela se preocupa e tem ações para melhorar diretamente a qualidade do atendimento, a diminuição dos índices de mortalidade, a implementação de protocolos, entre outras medidas importantes implementarás neste ano."

Os diretores clínico e administrativo da Maternidade Benedito Leite, Manoel Caldas Pimentel e Hilmar Ribeiro Hortegal também acompanharam a apresentação e destacaram as ações da unidade.

O diretor-presidente do Instituto Acqua encerrou o primeiro dia de evento dizendo-se muito satisfeito pelos resultados apresentados. "O volume de atendimentos é extremamente significativo e mesmo com essa grande quantidade de pessoas atendidas pudermos ver hoje que conseguimos avançar com qualidade, fazendo reformas estruturais, promovendo capacitações, treinamentos, intervindo em novos protocolos, enfim, fazendo um trabalho de excelência pra oferecer o melhor para um atendimento de qualidade a toda a população atendida", afirmou Ronaldo Querodia.