contato@institutoacqua.org.br

População recebe cerca de 800 atendimentos durante ação social do Instituto Acqua em São Luís (MA)

09/10/2017

Atividade marcou o Mês das Crianças e incluiu atividades recreativas e distribuição de kits de higiene bucal e brinquedos

Uma manhã especial com brincadeiras, atividades recreativas e serviços gratuitos de saúde marcou a ação social do Instituto Acqua no último sábado (7/10), na Praça Deodoro, em São Luís (MA). Foram realizados 813 atendimentos ao longo da manhã, entre aferição de pressão arterial, testes de glicemia, consultas médicas, orientações sobre saúde bucal e aplicação de flúor, além de atendimentos com assistentes sociais e nutricionistas e entrega de kits de higiene bucal e brinquedos.

Ao final da ação, as equipes registraram 330 aferições de pressão arterial, 202 atendimentos com nutricionistas, 122 testes de glicemia e 84 consultas com pediatra. Além desses serviços, foram aplicadas 69 doses de vacinas contra hepatite B, tétano e influenza e seis pessoas que não tinham cartão do SUS puderam fazer o pedido.

A dona de casa Raquel Correia comentou sobre a rapidez para ter acesso aos serviços oferecidos no local. “Eu dei uma olhada e resolvi trazer meu filho. Acho muito importante essa ação para a população, porque precisamos muito. Aqui o atendimento foi bem fácil e rápido”, disse a moradora do bairro Sá Viana, na Capital maranhense.

Vilma Muniz da Silva, mãe da Viviana, de 10 anos, contou que há vários meses não levava a filha para uma consulta. “Ela foi bem atendida pelo médico. Ele receitou umas vitaminas e alguns exames para ela fazer. Estou feliz pelo atendimento”, relatou.

Além dos profissionais do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, que coordenaram as atividades, participaram da ação equipes das Maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) e da Casa de Apoio Ninar, todas unidades sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

A pequena Ana Júlia Moraes, de 11 anos, detalhou os momentos de alegria durante a ação social.  “Aqui eu pude brincar no pula-pula e ainda ganhei presente. Está tudo bem legal. Estou cansada de tanto brincar”, comentou.

Em visita à ação social, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou a parceria com o Instituto Acqua na realização do evento. “É mais uma ação que fazemos para o Dia das Crianças junto com o Instituto Acqua que já está virando tradição, porque além de oferecer serviços de saúde, levamos educação e informação à população. As mães consultam e já saem daqui com encaminhamento para o hospital”, frisou.

Orientação – O público que passou pela Praça Deodoro também recebeu orientações sobre os vários serviços oferecidos pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. Equipes distribuíram material informativo explicando o funcionamento da central de atendimento telefônico para agendamento de consultas, disponibilizado pela unidade de saúde, entre outros serviços.

A diretora-administrativa do hospital, Andrea Oliveira, avaliou como positivo o resultado da ação. Sempre escolhemos outubro por ser o Mês das Crianças. A ação social é uma forma também de divulgarmos o que a unidade tem a oferecer para elas. Ofertar esses serviços em um local público é sempre muito gratificante”, concluiu.

 

Fotos: Julyane Galvão/SES