contato@institutoacqua.org.br

Número de partos normais cresce na Maternidade Benedito Leite em São Luís (MA)

14/08/2017

Atendimento especializado e capacitação de equipe multidisciplinar tornam a unidade referência em parto humanizado

A hora do parto é um dos momentos mais marcantes na vida da mulher. A Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), tem ampliado a assistência às mulheres que procuram atendimento na unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. Como resultado, o número de partos naturais aumentou nos últimos seis meses. Entre fevereiro e julho deste ano foram registrados 2.484 nascimentos, sendo que 58% (1.444) foram partos normais.

Ao longo deste período, o total de partos normais passou de 170, em fevereiro, para 265, em julho, um crescimento de 55%. Derlyahra Mayan Silva, 19 anos, contou que estava muito feliz ao receber alta médica após ter dado à luz na unidade. “Aqui na Maternidade Benedito Leite eu fui muito bem tratada. Recomendarei para que as mulheres venham pra cá. Aqui os médicos são pacientes e nos explicam tudo”, relatou a mãe da pequena Vitória.

Na enfermaria da unidade de saúde, Cláudia Pereira, 36 anos, moradora do bairro São Bernardo, em São Luís, amamentava a filha Cibele, que tinha menos de 24 horas de vida. Ela contou que escolheu a maternidade após receber boas referências. “Desde a enfermaria até a assistência foi tudo muito bom. Me trataram bem e fui muito bem acolhida. É importante a atenção dos profissionais nesse momento em que a mulher fica sensível”, comentou.

O parto humanizado na Maternidade Benedito Leite é realizado por meio de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais capacitados que atuam desde a recepção até o centro cirúrgico. “O parto humanizado é você dar o parto a quem é de direito. É um parto onde a mulher é protagonista e respeitada. É um ato onde a paciente participa e decide tudo em conjunto com a equipe”, explicou a coordenadora de enfermagem da unidade, Kelma Lucena.

Ao chegar à maternidade, profissionais recebem a gestante na recepção. Após passar pela classificação de risco com uma enfermeira obstetra, a paciente é encaminhada para atendimento médico. “Dependendo do caso e se já tiver condições, a gestante é internada e são feitos os procedimentos administrativos, como preenchimento do prontuário. Assim ela pode ser encaminhada para o centro cirúrgico ou, se tiver evoluindo de forma natural, para o pré-parto”, completou a coordenadora de enfermagem.

Tratamento especializado – Ao chegar ao pré-parto, a parturiente recebe os cuidados da equipe multidisciplinar. A fisioterapeuta Lorenna de Sousa explicou que ao ser admitida no setor, a gestante recebe explicações sobre o trabalho de parto e como serão as fases até o nascimento do bebê, de acordo com a dilatação de cada mulher. “Incentivamos os acompanhantes a ajudar. É muito importante que nesse momento ela sinta a presença e receba carinho para que possa se sentir mais forte e tenha mais coragem para lidar com a dor”, pontuou a profissional.

Como parte do parto humanizado, as gestantes realizam diversos exercícios destinados a ajudar no processo de evolução do trabalho de parto. Com a ajuda de um profissional de fisioterapia, as gestantes aprendem a forma correta de respiração e utilizam a bola suíça, que contribui para a descida fetal. Elas também realizam movimentos no quadril e exercícios de agachamento. Para auxiliar no relaxamento das futuras mães, as fisioterapeutas fazem massagens com óleo específico na região lombar.

Acompanhando a esposa Vianka Laila, que estava no pré-parto, José de Ribamar Sousa, 25 anos, expressou o que sentia no momento que antecedia o nascimento da primeira filha do casal, que recebeu o nome de Juliana. “Estamos muito felizes. Quando eu cheguei recebi a pulseira e fiquei ao lado dela dando forças. Estamos caminhando e exercitando ela. Sei que isso ajuda muito. Eu até cheguei a pensar que o hospital fosse particular, mas aqui tudo é público”, contou.

Após o trabalho de parto, as mães são encaminhadas para as enfermarias. No setor, além da equipe médica de pediatras, as puérperas recebem a visita de rotina de assistentes sociais, nutricionistas, psicólogas, ouvidora da unidade e enfermeiros. Alice da Silva Santos, psicóloga da maternidade, informou que nas visitas de rotina é feita uma avaliação de vários aspectos da mãe em relação ao filho. “A maternagem é uma função que precisa ser exercida com alguém que esteja apoiando e dando um suporte. É nesse sentido que reforçamos a importância da presença de alguém que ela tenha escolhido. Em nossas visitas, observamos a ansiedade da mãe e também acolhemos demandas sociais e psicossociais”, detalhou.

Lei do Acompanhante – Uma das ações que refletem o parto humanizado é a livre escolha da gestante de quem será o seu acompanhante. A Maternidade Benedito Leite, assim como todas as unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua no Maranhão, cumpre a Lei do Acompanhante, regida pela Lei 11.180/90, que diz que os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença de um acompanhante durante todo o período de trabalho de pré-parto, parto e pós-parto imediato.

Outros serviços – Diversas ações são realizadas na unidade para a população, como as orientações de planejamento familiar no Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, as Rodas de Gestantes e o Posto Avançado de Registro Civil. O Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo orienta mulheres de todo o Estado sobre planejamento familiar com métodos contraceptivos. O local, segunda unidade do gênero no Estado, realiza atendimentos com orientações sobre procedimentos como o uso de camisinha, inserção de DIU (dispositivo intrauterino) e laqueadura.

Durante as rodas de conversas com gestantes na unidade são dadas orientações sobre os períodos de gestação, parto e pós-parto. A programação de encontros incluiu ações educativas e atividades práticas, além de abordar temas como o aspecto psicológico da gestante, cuidados com o recém-nascido da UTI neonatal, nutrição do bebê e da gestante, trabalho de parto, planejamento familiar e vacinas, entre outros. Ao final do curso, cada mãe recebe um kit com creme para hidratação da pele e protetor solar.

A maternidade também conta com um Posto Avançado de Registro Civil. Desde sua implantação, em 7 de julho, foram emitidas 1.215 certidões de nascimento. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para fazer o registro e impressão das certidões de nascimento das crianças. Além da praticidade no acesso ao documento, a emissão da certidão reflete o acesso dos recém-nascidos a um direito social.