contato@institutoacqua.org.br

Ninar completa 2 anos com 75 mil atendimentos realizados em crianças com doenças que afetam o neurodesenvolvimento

14/03/2018

Data foi marcada por evento que reuniu familiares, pacientes e profissionais na unidade em São Luís (MA)

Há dois anos, o Instituto Acqua e o Governo do Maranhão entregaram à população maranhense um dos mais importantes centros brasileiros de atendimento para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor: o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar). Desde sua inauguração até fevereiro deste ano, a unidade realizou 75 mil atendimentos em pacientes da Capital e interior do Estado. Para comemorar a data, um evento reuniu a equipe de profissionais, pacientes e seus familiares na manhã desta quarta-feira (14/3) no Ninar. Houve confraternização, distribuição de brindes, depoimentos e música ao vivo.

Ao longo desses dois anos, o Ninar realizou 9.981 consultas médicas, 41.167 consultas multiprofissionais, 20.188 exames e 3.647 procedimentos de enfermagem, números que reforçam a posição de referência da unidade no cuidado com crianças que possuem doenças como microcefalia, hidrocefalia, síndrome de Down e paralisias cerebrais, entre outras.

“Neste momento, temos a dimensão da expansão de cuidados que oferecemos. O projeto surgiu voltado às crianças egressas da UTI neonatal do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. Há dois anos, com a catástrofe da Síndrome Congênita do Zika Vírus, entendemos que precisaríamos de um local específico para os cuidados com essas crianças, e foi aí que surgiu o projeto Ninar, como Centro de Referência e, um ano depois, foi criada a Casa de Apoio. Com isso, vários pacientes que já eram acompanhados passaram a receber atendimento de uma equipe multidisciplinar”, ressaltou a neuropediatra Patrícia Sousa, diretora do Ninar.

A criação do Centro de Referência e, posteriormente, da Casa de Apoio, ambas gerenciadas em parceria entre Instituto e Secretaria de Estado da Saúde (SES), formou um complexo com capacidade de oferecer atendimento especializado e de qualidade. “O mais importante disso foi perceber que tínhamos capacidade para ofertar tudo isso, com qualidade e equipe extremamente capacitada, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, complementou a diretora.

Comemoração – Para as famílias da Capital e demais municípios maranhenses, o Centro de Referência, muito mais do que atendimento, promove esperança e renovação de sonhos. Na celebração realizada para marcar os dois anos de funcionamento da unidade, familiares compartilharam experiências e deram depoimentos sobre a importância do Ninar para o desenvolvimento dos filhos. O evento contou com a presença da secretária-adjunta de Estado da Assistência à Saúde, Carmen Belfort, e da diretora do Instituto Acqua Paula Assis.

“Quando cheguei aqui, meu filho não falava. Com o tratamento ele se desenvolveu e, no dia que falou ‘mamãe’, recebi a maior riqueza da minha vida. Hoje ele sabe falar, ler e escrever. Então, sei que posso sonhar e tenho certeza que meu filho vai entrar para uma faculdade e ter uma vida completamente normal”, falou emocionada a mãe do Levi, Tabita Prado.

Depois de muitos abraços, profissionais, crianças e familiares cantaram o tradicional “Parabéns pra você”, na certeza de que muitas outras celebrações serão realizadas e, cada uma delas, com novos depoimentos de progresso no tratamento dos pacientes.

“Há poucos dias eu conversava sobre o Ninar e perguntava o que seria de nossas crianças se não fosse esta unidade. Aqui recebemos todos os cuidados e somos muito bem tratados”, destacou Glória Dominices, avó de Jade Dominices, de apenas 2 anos, uma das primeiras pacientes atendidas no Centro de Referência.

Infraestrutura – O Ninar dispõe de equipes multidisciplinares e espaços adequados ao atendimento multiprofissional e reabilitação. Desde que foi inaugurado, sua estrutura e equipe foram responsáveis por oferecer, além de tratamento especializado, conforto e apoio tão necessários para crianças e familiares.

Em conjunto com a Casa de Apoio, o local se tornou um complexo que trabalha não só com assistência, mas também com pesquisa e renovação de cuidados por meio de orientação fornecida a pais e cuidadores pela equipe multidisciplinar. “Isso nos diferencia dos outros centros do Brasil. O tripé da assistência, pesquisa e educação de pessoas, com certeza, nos torna diferentes”, concluiu a diretora do Ninar, Patrícia Sousa.