contato@institutoacqua.org.br

Mutirão de Cirurgias Eletivas do Hospital Regional de Balsas tem resultado positivo com boa aceitação da comunidade

26/02/2018

Ação contribui para encerrar espera por procedimentos cirúrgicos dos 14 municípios assistidos pela unidade

Empenhados em oferecer atendimento hábil aos pacientes em espera por cirurgia eletiva, o Hospital Regional de Balsas, Hospital Rosevelt Cury – mais conhecido como Hospital Balsas Urgente (HBU), Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde de Balsas, em parceria, promoveram o Mutirão de Cirurgias Eletivas em 20 de fevereiro. Na unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), foram realizados 12 procedimentos.

A parceria institucional visa zerar a fila de espera para cirurgias eletivas da regional de Balsas, formada por 14 municípios. “Nós consideramos um grande sucesso este mutirão. Pretendemos eliminar em 2018 a espera por procedimentos, dentro da competência da média complexidade”, explicou o diretor do Hospital Regional de Balsas, Eliabe Aguiar.

No Mutirão de Cirurgias Eletivas foram realizadas quatro hernioplastias (correção de hérnia), sete celecistectomias (retirada de vesícula) e uma safenectomia (remoção das veias safenas nas pernas). A dona de casa Maria José da Silva, de 56 anos e moradora de Balsas, depois de muitas consultas e recomendação médica teve acesso ao procedimento cirúrgico para retirada de vesícula. “Estou muito feliz com esse mutirão, porque fui bem atendida por todos do Hospital Regional de Balsas. Vi que os profissionais são muito capacitados. Logo recebi alta médica e estou numa boa recuperação, livre das crises dolorosas de vesícula”, destacou Maria José.

Para reforçar ainda mais o atendimento de qualidade às 14 localidades de abrangência, outras ações estão sendo programadas, como o Mutirão do Centenário, que será realizado em 20 de março, no Hospital Regional de Balsas. A ação também vai marcar as comemorações pelos 100 anos da cidade.

 

Foto: Johney Tavares