contato@institutoacqua.org.br

Maternidades sob gestão do Instituto Acqua no Maranhão e em Santa Catarina realizam 30 partos nos dois primeiros dias de 2017

11/01/2017

Maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, todas em São Luís (MA), registraram 27 nascimentos em 1º de janeiro; unidade em São Francisco do Sul (SC) teve três partos no dia 2

As três maternidades no Maranhão e uma em Santa Catarina que estão sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul (SC), respectivamente, realizaram os primeiros partos de 2017 entre 1º e 2 de janeiro. Nas unidades em São Luís (MA) foram 27 partos no primeiro dia do ano, enquanto o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul, registrou três nascimentos no dia 2.

Na Maternidade Marly Sarney, em São Luís (MA), Fernanda Machado, 25 anos, foi atendida pelas equipes de plantão durante o réveillon e deu à luz ainda na madrugada, às 4h06. Com 51 cm e 3,42 quilos, Maria Júlia foi o primeiro bebê que nasceu na unidade em 2017. “Eu não esperava ter ela no dia primeiro. Pensei que seria no dia 31 mesmo, quando eu comecei a sentir as primeiras dores”, contou Fernanda, que é moradora da cidade de Paço do Lumiar, distante cerca de 20 km da unidade.

Ainda na Capital maranhense, os profissionais da Maternidade Benedito Leite realizaram oito partos no dia 1º, enquanto outros cinco bebês nasceram com o auxílio dos enfermeiros obstetras da Maternidade Nossa Senhora da Penha, no bairro Anjo da Guarda. Era 1h05 quando a dona de casa Maria da Soledade, 31 anos, deu à luz à pequena Ketlen, após dar entrada na Maternidade Benedito Leite às 23h16 de 31 de dezembro, acompanhada pela vizinha e amiga Flaviane Ramos. O bebê nasceu com 52 cm e 3,97 quilos e foi encaminhado para fazer os primeiros exames, como o teste do coraçãozinho, implantado na unidade na semana passada.

Ana Beatriz dos Santos, 24 anos, foi a primeira paciente a dar à luz na Maternidade Nossa Senhora da Penha em 2017. Seu filho veio ao mundo às 9h57, com 51 cm e 3,37 quilos. O parto normal foi realizado por uma das enfermeiras da unidade de saúde, que se destacou no ano passado por capacitar sua equipe de enfermagem para a realização de partos normais e humanizados.

São Francisco do Sul – O Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul (SC), recebeu os primeiros bebês deste ano em 2 de janeiro. Michele Nascimento, 32 anos, é professora no município e foi atendida por volta das 9h30, quando entrava em trabalho de parto. Ela participou do curso de gestantes realizado pela equipe multiprofissional do hospital em outubro de 2016. A iniciativa orienta as futuras mães sobre as diversas fases da gestação por meio de aulas gratuitas e abertas ao público. O pequeno Michel nasceu duas horas depois, com 50 cm e 3,33 quilos.

Partos em 2016 – Essas quatro unidades de saúde sob gestão do Instituto Acqua no Maranhão e em Santa Catarina realizaram 15.662 partos ao longo do ano passado, ou seja, a cada 33 minutos um bebê nasceu com o auxílio de profissionais do Instituto.