contato@institutoacqua.org.br

Maternidades e hospitais do Maranhão fazem campanha de Carnaval levando alegria e conscientização para pacientes e comunidade

07/02/2018

As equipes das unidades sob gestão do Instituto Acqua e SES fazem a prevenção de DSTs/AIDS, acidentes de trânsito e incentivam a doação de sangue no período de folia

A quarta-feira (7/2) foi de folia com conscientização para pacientes, bebês e profissionais da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, em São Luís (MA). Durante a manhã, um grupo formado por profissionais de diversos setores se reuniu com uma charanga e percorreu as instalações da unidade levando a alegria do Carnaval aliada à conscientização sobre combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis DSTs/AIDS, por meio de abordagens para esclarecimentos, entrega de preservativos e panfletos explicando como pode ser feita a doação de sangue.

“O que está sendo realizado é muito bom para a gente que está aqui na espera. Além de animar, recebemos os folhetos que explicam sobre os cuidados que devemos dar bastante atenção no período de Carnaval”, afirmou a estudante Maria Eduarda Rodrigues, que viu a charanga na recepção da maternidade e recebeu panfletos.

Também em São Luís, a Maternidade Nossa Senhora da Penha já está no aquecimento para a campanha e, na quarta-feira (7), reuniu um grupo para alinhar sobre a programação oficial que acontecerá sexta-feira (9). Um dos destaques deste ano será um pequeno baile com as gestantes, promovido na passagem de um grupo de músicos pelas instalações da unidade. No mesmo dia, a Maternidade Benedito Leite envolverá a equipe e pacientes em momentos de alegria, que vão complementar o tratamento humanizado oferecido às gestantes e bebês.

Interior – Outra unidade de saúde que entrou no clima de Carnaval seguro foi o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA). No município, conhecido como Princesa da Baixada – tradicional por promover grandes festas de Carnaval e receber milhares de turistas – os funcionários do hospital, em parceria com a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), distribuíram cartilhas sobre cuidados no trânsito e preservativos, por meio de blitz educativa na Praça do Centenário e imediações. E, na quinta-feira (8), o grupo volta a se reunir pela causa em frente à sede do hospital, envolvendo os pacientes que estiverem entre as 8h e 10h no local, além da comunidade.

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, será marcado por dois momentos especiais. Na quinta-feira (8), a boa prática de humanização, voltada para as crianças do Mutirão de Cirurgias Pediátricas, será mais animado, com direito a confete, serpentina e marchinhas carnavalescas. Será feito o acolhimento de mães, pais e crianças e todos receberão máscaras de Carnaval, balões, pipoca colorida e pirulitos.

Para a sexta-feira (9/2), a unidade prepara um momento que envolverá a comunidade, na Praça das Laranjeiras. Será realizada blitz educativa com distribuição de preservativos e panfletos que orientam sobre os cuidados com a saúde, além de incentivarem a doação de sangue. A atividade contará com a parceria do Hemomar.

As ruas do município de Balsas, sede do Hospital Macrorregional de Balsas, receberão a campanha de Carnaval no sábado (10) e terça-feira (13) de Carnaval. Funcionários percorrerão as principais vias fazendo panfletagem e entregando preservativos.

A programação das unidades, com muita irreverência, alertará sobre a importância de cair na folia, mas não descuidar da saúde.

A iniciativa faz parte da campanha de Carnaval desenvolvida pelo Instituto Acqua e Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão (SES), parceiros no gerenciamento das unidades.