contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Marly Sarney reúne 42 mulheres na primeira aula do curso de gestantes em São Luís

15/02/2017

Profissionais da equipe multidisciplinar da unidade falaram sobre a importância do pré-natal e da fisioterapia para gestantes e acompanhantes

A Maternidade Marly Sarney, sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, realizou na última quinta-feira (9/2) a aula inaugural da 12ª turma do curso de gestantes, no auditório da unidade, em São Luís (MA). Esse primeiro encontro reuniu 42 gestantes e abordou a importância do pré-natal e da fisioterapia para a saúde da futura mãe e do bebê.

A iniciativa orienta tanto as gestantes quanto seus acompanhantes sobre gestação, parto e pós-parto e acontece gratuitamente na maternidade até o próximo dia 23 de março. Serão 28 horas de conteúdo teórico e prático ministrado por equipe multidisciplinar da unidade de saúde, composta por obstetras, pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social, psicólogos e fonoaudiólogo.

Ao final do curso, além do certificado, as participantes saem com a certeza de estarem preparadas para lidar com a maternidade sem medos. “O curso faz parte do processo de humanização da assistência e serve para orientar as gestantes e desenvolver nelas e em seus parceiros tranquilidade e conhecimento desse período da vida da mulher, quebrando barreiras e alguns mitos que geram medos, dúvidas e anseios”, explicou a coordenadora de enfermagem, Cleidimar Cutrim.

A mãe de primeira viagem Laynne Pinheiro, 23 anos, participou da aula inaugural junto com o marido, Igor Campos. Aos quatro meses de gravidez, ela está cheia de expectativas para aprender mais com o curso. “Nós amamos essa primeira aula. Acho muito importante, principalmente, para quem está tendo essa experiência da gravidez pela primeira vez. Me surpreendi bastante com a possibilidade de fazer o curso. Por isso, vamos aproveitar juntos”, afirmou a gestante.

A coordenadora de enfermagem destacou que a satisfação é unânime entre os participantes. “Observamos os ganhos que elas têm no decorrer do curso. Essa é uma preocupação constante da atual gestão e das equipes multidisciplinares que integram a saúde”, pontuou Cleidimar. As participantes recebem material didático e apostila com o conteúdo abordado nas aulas, informações adicionais relacionadas à gravidez, respostas às dúvidas mais frequentes e dicas para uma gestação saudável.

Entre os temas abordados ao longo das aulas estão: parto humanizado, cuidados com a higiene da mãe e do bebê, orientações nutricionais, aspectos psicológicos da gestante, saúde bucal, trabalho de parto, exames e vacinação, planejamento familiar e dicas de moda e decoração.