contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão adota pintura de barriga para fortalecer laços entre mãe e bebê

13/11/2018

Profissionais da unidade percorrem os leitos e transformam a estadia das gestantes em momentos de tranquilidade e ternura

Receber a notícia da chegada de um bebê, para os pais e seus familiares, é motivo para comemorar. Mas se a gravidez sofrer intercorrências e for classificada como de alto risco, o medo, a ansiedade e a tristeza também podem marcar esse período tão especial.

Para oferecer segurança, apoio e fortalecer a beleza da gravidez, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) promove boas práticas de humanização como a pintura de barriga. A técnica, desenvolvida pela antropóloga e parteira mexicana Naoli Vinaver, é adotada nas maternidades maranhenses gerenciadas pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Como o próprio nome sugere, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão é especializada no atendimento das gestantes de alto risco e, por esse motivo, a técnica de pintura de barriga, também conhecida como arte gestacional, vai além do ato de colorir o ventre materno. “Nesse momento, o profissional deve ter a sensibilidade para contribuir no alívio da tensão, aproximar a mulher da equipe multidisciplinar e CRIAR maior conexão emocional entre mãe e filho. A enfermeira ou enfermeiro palpa a barriga, explica a posição dos bracinhos e perninhas, apresenta os batimentos e faz com que a mulher visualize o bebê por meio da pintura”, explica a enfermeira-obstetra e responsável técnica do Instituto Acqua, Analamacia Brito.

Grávida do primeiro filho e com 29 semanas, Edine Pereira, 23 anos, moradora de Iguaíba (município de Paço do Lumiar), é uma das mulheres internadas na MACMA, que cumpre repouso absoluto e monitorizado. Internada há um mês e quatro dias, Edine foi presenteada com a pintura de barriga na enfermaria. “O momento me ajudou porque ficamos abatidas psicologicamente. Foi muito bom, me trouxe uma alegria imensa, principalmente porque sou mãe de primeira viagem. Eu e minha família nos emocionamos e desejo que outras gestantes tenham essa mesma oportunidade. Digo todos os dias que os profissionais desta maternidade são meus heróis e representam minha segunda família”, ressaltou Edine, que aguarda a chegada da filha Milena Vitória.

Giovana Silva, 26 anos, gestante de 31 semanas, esperando pela filha Maria Vitória, não imaginou que seria possível contar com uma ação acolhedora como a arte gestacional. “Cheguei aqui desesperada, mas o atendimento, de um modo geral, é maravilhoso. A pintura que fizeram da minha bebê na barriga, com certeza, me deixou feliz. Tanto que lamentei muito ter que apagar o desenho”, destacou.

A enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente da unidade, Karen Falcão, uma das profissionais que aplica a técnica da arte gestacional, destacou que a boa prática será ampliada. “Temos um projeto que visa contemplar todas as gestantes em atendimento na maternidade. Os benefícios para elas e toda a equipe são visíveis em curto prazo. Para o perfil de alta complexidade, toda a beleza e poesia dessa iniciativa é muito bem-vinda”, concluiu Karen no momento em que percorria os leitos e recebia os agradecimentos das gestantes.

Origem da pintura de barriga – Conhecida também como arte gestacional, a pintura de barriga para gestantes foi inicialmente divulgada no mundo pela parteira mexicana Naoli Vinaver e, no Brasil, pela artista Itaiana Battoni. O desenho é feito com tintas atóxicas específicas para pele, lápis de olho e pincéis. A mãe escolhe as cores de sua preferência.

O simbolismo do ritual também é associado à ‘despedida da barriga’ e realizado no Chá de Bençãos, uma cerimônia onde a gestante da reta final recebe energias positivas das pessoas mais próximas para dar forças e empoderar no trabalho de parto.