contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Benedito Leite realiza palestra sobre importância do aleitamento materno em São Luís (MA)

04/08/2017

Iniciativa faz parte das atividades de conscientização da Semana Mundial de Amamentação e envolvem unidades de saúde sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

Mulheres em fase de amamentação e que são atendidas na Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), participaram na última terça-feira (1/8) do primeiro dia de atividades da Semana Mundial de Amamentação, que tem como tema “Trabalhando juntos para o bem comum”. Durante a ação, a equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicólogos, assistente social e enfermeiros explicou às mães a importância do leite materno como único alimento do bebê durante os seis primeiros meses de vida.

Na palestra “A importância nutricional do leite materno”, o nutricionista Victor Sampaio afirmou que o leite é o alimento mais completo do mundo. “O leite materno é mais completo do que qualquer alimento formulado. Nenhuma fórmula infantil vai se igualar aos benefícios que o leite materno tem. Ele contribui para o aumento da imunidade da criança, além de aumentar o laço efetivo da mãe com o bebê”, explicou o profissional da equipe multidisciplinar da unidade.

Durante as palestras, a equipe reforçou o cuidado que as mães devem ter com a alimentação. Para uma boa qualidade do leite materno, a mulher precisa consumir alimentos naturais e evitar os industrializados e condimentados. Além disso, não é recomendada a inserção de água na dieta do bebê antes dos seis meses. O leite materno deve ser oferecido até os dois anos de idade.

Clerismar Silva, 19 anos, deu à luz na Maternidade Benedito Leite e contou sobre a experiência da amamentação. “No início meu filho não estava sugando o leite direito, mas tive apoio das equipes e agora ele já está sugando corretamente. Sei que o leite que dou para ele é muito importante para o seu desenvolvimento”, disse a mãe de Christian Benjamin.

Proteínas – “Há 36 tipos diferentes de proteínas no leite materno que promovem a proteção do bebê contra doenças. As mães trazem imunidade adquirida ao longo da vida e conseguem passá-la para o filho durante a amamentação”, explicou a biomédica Aline Oliveira.

Em relação ao bebê que não mama, a profissional esclareceu que só o leite materno tem os fatores de proteção ideais para a criança. “Nenhum outro leite substitui o leite materno. A criança que não mama está propensa à infecções e reações alérgicas”, completou.

Além da parte nutricional, assuntos ligados à lactante e seus direitos também foram abordados na palestra. As mães tiraram dúvidas sobre licença-maternidade e o direito à amamentação. Outros temas discutidos foram o aleitamento/imunidade natural e amamentação e o vínculo materno.

Mais atividades relacionadas à Semana Mundial da Amamentação estão programadas para hoje (4/8). Mães atendidas na Maternidade Marly Sarney, também na Capital maranhense, receberão material informativo sobre o banco de leite da unidade e haverá entrega de cestas básicas. Ações de conscientização também ocorrerão na Maternidade Nossa Senhora da Penha, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e Casa de Apoio Ninar.

Um mamaço coletivo com ação social será realizado no domingo (6/8), das 8h às 12h, na Casa de Apoio, localizada na Estrada de São Marcos, Ponta do Farol. Mães poderão amamentar e participar das rodas de conversas sobre aleitamento materno. A programação inclui atendimentos de saúde, como teste de glicemia e aferição de pressão arterial, orientações sobre cuidados com o bebê e atividades recreativas para as crianças.