contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Benedito Leite ganha centro de planejamento reprodutivo em São Luís (MA)

29/03/2017

Iniciativa oferece orientações e métodos contraceptivos para pacientes da unidade em parceria que envolve OMS, Opas, Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Acqua

A Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), inaugurou, na manhã desta quarta-feira (29/3), o segundo Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo do Maranhão. O local fornecerá orientações sobre planejamento reprodutivo para as pacientes que derem à luz na unidade, além de proporcionar acesso a diversos métodos contraceptivos.

Composto por ambulatório com equipe multiprofissional, o Centro Sentinela terá médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social para atender as pacientes que receberem alta na maternidade e quiserem receber orientações para o planejamento reprodutivo e métodos contraceptivos orais, injetáveis ou o DIU (dispositivo intrauterino).

“Antes de receber alta médica, a enfermeira do programa fará palestra educativa coletiva para as pacientes. Após a exposições dos métodos, cada mulher terá atendimento individual para informar sua escolha”, explicou Kelma Lucena, coordenadora de enfermagem da unidade. Para quem optar pelo DIU, ela destacou que o local oferecerá o agendamento para implantação posterior.

Os profissionais foram capacitados para realizar esses novos atendimentos e a maternidade recebeu algumas adequações físicas. Esta será a segunda unidade do gênero no Estado, possível graças ao termo de cooperação técnica entre Governo do Estado, Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e OMS (Organização Mundial da Saúde). A iniciativa tem o apoio do Instituto Acqua, que faz a gestão da Maternidade Benedito Leite em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esteve no lançamento do projeto acompanhado da subsecretária Karla Trindade e afirmou que o Centro Sentinela permitirá a realização de um trabalho mais direcionado de planejamento familiar. Acompanharam a solenidade os diretores Hilmar Hortegal e Manoel Caldas Pimentel, o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, e o consultor da OMS, Adriano Tavares.

O primeiro Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo foi inaugurado em Balsas pela OPAS, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, e funciona na UBS (Unidade Básica de Saúde) Padre Pedro Fontes de Sousa desde 27 de janeiro deste ano.