contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Benedito Leite finaliza quinto ciclo de Rodas de Conversa com Gestante em São Luís (MA)

12/11/2018

Encontros qualificam as gestantes sobre as fases do parto e estimulam a humanização entre profissionais de saúde e pacientes da unidade hospitalar

Compartilhar as expectativas e cuidar-se emocionalmente para o parto. Foi assim que cinco gestantes acolhidas pela Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), participaram do encerramento do quinto ciclo de Rodas de Conversa, em 9 de novembro. A unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza os encontros quinzenalmente.

“Cada encontro é preparado com muito carinho. O empoderamento de vocês está fazendo a diferença tanto na humanização dos profissionais como no respeito aos direitos das mães na hora do parto”, falou Kelma Lucena, coordenadora de enfermagem da Benedito Leite, na abertura do encontro.

Durante cinco encontros, as gestantes interessadas em participar das rodas de conversa são preparadas sobre a evolução da gestação, do pré-natal até o puerpério. No último encontro, elas partilham sensações, afeto e mensagens positivas e recebem certificado da equipe da maternidade.

A estudante Melissa Medeiros Rosa, 26 anos, espera a chegada da Helena prevista para o fim de novembro. Ela começou a participar da roda aos quatro meses de gestação. “Não sabia que existia as rodas de conversa e aqui eu fui tendo esclarecimento sobre muita coisa que é mito sobre como amamentar, alimentação saudável, os cuidados com a higiene do bebê. Como minha gravidez não foi planejada, aqui eu fui aprendendo a ter mais vínculo e afeto com minha filha e agora quero ter parto normal”, disse Melissa.

No encontro, cada mãe recebeu uma prancheta e escreveu frases com mensagens positivas colocadas num varal e lidas em conjunto, além de momento de relaxamento com escalda-pés.

“É na gestação que é criado o vínculo de amor entre mãe e filho. Este encontro final é como um chá de bênçãos que vem transmitir energia positiva. A nossa mente pode emanar positividade em tudo e essa expectativa gera tranquilidade e segurança para as gestantes”, finalizou a responsável técnica de enfermagem do Instituto Acqua no Maranhão, Analamacia Brito.

As rodas são uma orientação do Ministério de Saúde e têm como objetivo oferecer esclarecimentos sobre o que pode acontecer durante gestação e trabalho de parto. No decorrer dos encontros, os profissionais da unidade ressaltam a importância do empoderamento da gestante, que surge principalmente da consciência dos seus direitos como, por exemplo, o acesso ao atendimento humanizado.