contato@institutoacqua.org.br

Mães e recém-nascidos ganham atenção especial com novos serviços implementados

19/12/2016

Uma série de novos serviços foi implementada pelo Instituto Acqua com destaque para ações voltadas à saúde materna e neonatal

O programa Pequeno Maranhense, lançado em maio deste ano, exemplifica uma série de ações colocadas em prática nas unidades sob gestão do Instituto Acqua nos últimos 12 meses. O Pequeno Maranhense consiste na entrega de uma bolsa com kit para os primeiros cuidados com os recém-nascidos que tem como objetivo estimular a realização do pré-natal na atenção básica e oferecer orientações sobre gestação, parto e pós-parto para mulheres durante o período de gravidez. Outras ações foram implementadas e merecem destaque.

 

Reformas na Benedito Leite: Entre outros avanços, a Maternidade Benedito Leite recebeu reformas e a readequação da sala de pré-parto e outras instalações, o que possibilitou, por exemplo, a presença de um acompanhante homem durante o parto, pela primeira vez, em 14 de abril.

Tomógrafo: O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) recebeu em 28 de junho o primeiro aparelho de tomografia especializado no atendimento infantil do sistema estadual de saúde.

Novos leitos: A Maternidade Marly Sarney disponibilizou aos pacientes, desde 9 de novembro, 15 novos leitos na sua Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo).

Parto natural humanizado: A Maternidade Benedito Leite realizou primeiro parto natural humanizado da rede pública do Maranhão em 21 de julho.

Projeto Mãe Coruja: Implantado desde 15 de junho no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, a iniciativa consiste em oferecer um espaço de acolhimento com atividades artesanais e lúdicas que possibilitam a troca de experiências entre mães com filhos internados na UTI neonatal da unidade.

Rodas de Conversa com Gestantes: A Maternidade Benedito Leite iniciou em 17 de setembro as Rodas de Conversa com Gestantes, encontros gratuitos para discutir gestação, parto e pós-parto com gestantes dentro da unidade de saúde.

Método Mãe Canguru: Diariamente, mais de 10 mães de bebês prematuros do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos aplicam o método Mãe Canguru para aumentar o vínculo materno e estimular o desenvolvimento completo do bebê.

Venoscópio: Profissionais da Maternidade Marly Sarney e do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos participaram de treinamento em 29 de junho sobre o funcionamento do venoscópio em crianças atendidas nas duas unidades. Adquirido em junho, o equipamento é o primeiro disponível no Estado para crianças atendidas na rede pública, e permite às equipes de enfermagem localizar as veias de maneira rápida e precisa por meio de uma combinação de luzes emitidas pelo aparelho.

Reformas no Juvêncio Mattos: Reformas estruturais e diversas melhorias foram finalizadas em junho em 22 leitos da UTI neonatal e oito da UTI pediátrica do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. As reformas adequaram as instalações conforme normas da Anvisa e modernizaram o aspecto físico desses locais de atendimento à população.

Seminário sobre cuidados com bebês prematuros: Aproximadamente 50 profissionais das maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha e do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos participaram em 18 de novembro do 1º Seminário de Sensibilização ao Dia Mundial da Prematuridade.

Central de Agendamento: O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos ganhou uma Central de Atendimento telefônico para agendamento de consultas com especialistas da unidade.