contato@institutoacqua.org.br

Mães atendidas na Casa de Apoio Ninar são orientadas sobre a importância do autoexame

20/10/2017

Palestras ministradas pela equipe da unidade de saúde fazem parte da programação do Outubro Rosa

Famílias atendidas nesta semana na Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA), participaram nesta quinta-feira (19/10) de palestras e roda de conversas para compartilhar experiências e esclarecer dúvidas sobre o autoexame e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Conduzidas pela equipe da Casa de Apoio, as atividades fazem parte da programação do Outubro Rosa. A unidade está sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

As palestras são ministradas às terças, quartas e quintas-feiras por profissionais como enfermeira, psicóloga e assistente social. Natália Rodrigues, uma das participantes da roda de conversas, detalhou a importância dessa atividade. “A maior parte do nosso tempo é dedicado às crianças e acabamos esquecendo de cuidar de nós mesmas. A palestra ajudou a despertar essa importância em cada uma”, disse a mãe do Enzo, de um ano e nove meses.

Durante a atividade a equipe ressaltou que o melhor modo de prevenção é estar em dia com os exames, para que não ocorra a descoberta tardia da doença em estágio avançado, além da prática de exercícios físicos e de uma alimentação balanceada.

“Explicamos a cada mulher que, além do cuidado externo, elas precisam cuidar do interior. Sabemos que elas têm uma rotina pesada e acabam preocupadas com a estimulação dos filhos, mas elas devem compreender que precisam ter boa saúde para cuidar da criança”, explicou Sinara Lopes, assistente social da Casa de Apoio Ninar.