contato@institutoacqua.org.br

Jornalista chinesa visita Casa de Apoio Ninar (MA) e elogia atendimento prestado pela unidade

19/03/2019

Zhang Yining, do jornal 21st Century Business Herald, esteve no Maranhão para apurar e noticiar projetos inovadores; unidade é gerenciada pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA), recebeu na última sexta-feira (15/03), visita de uma comitiva chinesa, liderada pela jornalista Zhang Yining, chefe de reportagem do jornal 21st Century Business Herald, que esteve no Maranhão para apurar dados sobre projetos executados pelo governo. O Brasil é o décimo país que a equipe visitou em busca de iniciativas bem sucedidas de gestão.

Durante a visita, a jornalista foi acompanhada pela diretora da unidade, Patrícia Sousa, que apresentou a estrutura de funcionamento da Casa de Apoio, o trabalho de acolhimento das famílias e a metodologia desenvolvida nos círculo de vivência e estimulação.

Gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Casa de Apoio Ninar atende famílias de crianças com síndrome de Down, síndromes raras, paralisia cerebral por anoxia, paralisia cerebral com microcefalia por infecção congênita, incluindo Zyka Vírus, rubéola e toxoplasmose.

Todo o trabalho tem foco na reestruturação emocional e econômica dos lares, com ações a longo prazo e cuidados que envolvem o acolhimento e empoderamento das mães em um ambiente ressignificado para além da reabilitação das crianças, estimulando a prevenção, a assistência e o empreendedorismo.

Zhang Yining elogiou o projeto desenvolvido na unidade de saúde, especialmente pelo caráter social e simbólico que a casa tem. "Estamos muito surpresos do governador ter doado a casa para servir de suporte no tratamento de crianças com paralisia cerebral. É uma experiência única e que serve de modelo sobre como cuidar de forma humanizada", comentou a jornalista.

Fotos: Rogério Sousa/Ascom SES