INSTITUTO ACQUA

Excelência em Gestão Pública a serviço da comunidade
Há 17 anos o instituto Acqua atua transformando projetos socioambientais em ações para uma sociedade cada vez melhor. Desde sua fundação. em 1º de maio de 1999, a instituição se firmou no terceiro setor nacional com programas de planejamento urbano e meio ambiente, mas a partir de 2003, com o reconhecimento de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Instituto Acqua ampliou sua atuação na sociedade ao participar cada vez mais de conselhos de políticas públicas e de projetos como o Plano Diretor de Santo André, o Plano Municipal de Habitação de Santo André, Reforma do Parque Guapituba em Mauá e a agenda 21 em Ribeirão Pires.

Como OSCIP também vieram as participações em concursos de projetos que fizeram com que o Acqua ganhasse notoriedade em várias áreas de atuação e, especial no setor da Saúde, chegando a administrar unidades hospitalares do porte do Centro Hospitalar Municipal de Santo André, um verdadeiro complexo com atendimento ambulatorial, centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva, de um dos maiores municípios do País. Outro importante exemplo é a concepção e a instalação da primeira Unidade de Pronto Atendimento do interior de São Paulo. em Araraquara, que teve participação do Acqua desde o projeto até a administração.

Ao longo da última década, esse trabalho se amplificou com ações de combate à dengue, administração de Unidades de Saúde, prevenção de DST/AIDS, recenseamento de usuários do Sistema Único de Saúde, auditoriais, instalação de equipes de Estratégia de Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde, entre tantas outras medidas.

O certificado de OSCIP permite ao Instituto Acqua participar de projetos que não só preveem o atendimento direto à população, mas que visam uma transformação na sociedade em que atua. Desde sua fundação, a gestão de projetos públicos tornou o Instituto Acqua uma instituição com excelência em diversas áreas sociais, educacionais,de meio ambiente, urbanismo, cidadania, cultura, esportes, urbanismo, cidadania, cultura, esportes e saúde, sempre a serviço da comunidade em vários municípios.

Projetos
O Instituto Acqua tem experiência na realização de diagnósticos para atender as necessidades de seus parceiros. Para estimular a consciência cidadã, a educação e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, realiza ações diversas.

Confira alguns de nossos projetos
 
 
Santa Inês (MA)
Inaugurada em agosto de 2016, em Santa Inês (MA), a unidade é referência para as regiões de Santa Inês, Zé Doca e Pindaré. O hospital conta com cerca de 400 profissionais e oito equipes médicas para o atendimento de casos de alta complexidade.
São Luís (MA)
Vencedor de concursos de projetos junto ao governo do Estado do Maranhão, o Instituto é responsável pela gestão do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e das maternidades estaduais Marly Sarney, Nossa Senhora da Penha e Benedito Leite, todas em São Luís, capital do Estado. As quatro...
Pinheiro (MA)
Inaugurado em setembro de 2015, o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, na cidade de Pinheiro (MA), beneficia mais de 600 mil pessoas que vivem em 34 cidades da região. Os pacientes encaminhados pelos hospitais municipais recebem atendimento médico-hospitalar em cirurgia, clínica médica,...
Cotia (SP)
A Prefeitura de Cotia e o Instituto Acqua mantêm parceria desde 2009 no gerenciamento de toda a rede de Urgência e Emergência do município. Responsável pelo atendimento de dois PAs (Pronto Atendimentos), a parceria incluiu, em junho de 2014, a inauguração da UPA Atalaia, que em um ano...
Franco da Rocha (SP)
A população privada de liberdade em cinco unidades prisionais instaladas no município é atendida dentro das unidades por meio da parceria entre Instituto Acqua e Prefeitura de Franco da Rocha em convênio com o governo do Estado. Ao todo, cerca de 8,2 mil pessoas recebem a atenção de...