INSTITUTO ACQUA

Excelência em Gestão Pública a serviço da comunidade
Há 18 anos o Instituto Acqua atua transformando projetos socioambientais em ações para uma sociedade cada vez melhor. Desde sua fundação. em 1º de maio de 1999, a instituição se firmou no terceiro setor nacional com programas de planejamento urbano e meio ambiente, mas a partir de 2003, com o reconhecimento de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Instituto Acqua ampliou sua atuação na sociedade ao participar cada vez mais de conselhos de políticas públicas e de projetos como o Plano Diretor de Santo André, o Plano Municipal de Habitação de Santo André, Reforma do Parque Guapituba em Mauá e a agenda 21 em Ribeirão Pires.

Como OSCIP também vieram as participações em concursos de projetos que fizeram com que o Acqua ganhasse notoriedade em várias áreas de atuação e, especial no setor da Saúde, chegando a administrar unidades hospitalares do porte do Centro Hospitalar Municipal de Santo André, um verdadeiro complexo com atendimento ambulatorial, centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva, de um dos maiores municípios do País. Outro importante exemplo é a concepção e a instalação da primeira Unidade de Pronto Atendimento do interior de São Paulo. em Araraquara, que teve participação do Acqua desde o projeto até a administração.

Ao longo da última década, esse trabalho se amplificou com ações de combate à dengue, administração de Unidades de Saúde, prevenção de DST/AIDS, recenseamento de usuários do Sistema Único de Saúde, auditoriais, instalação de equipes de Estratégia de Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde, entre tantas outras medidas.

O certificado de OSCIP permite ao Instituto Acqua participar de projetos que não só preveem o atendimento direto à população, mas que visam uma transformação na sociedade em que atua. Desde sua fundação, a gestão de projetos públicos tornou o Instituto Acqua uma instituição com excelência em diversas áreas sociais, educacionais,de meio ambiente, urbanismo, cidadania, cultura, esportes, urbanismo, cidadania, cultura, esportes e saúde, sempre a serviço da comunidade em vários municípios.

Projetos
O Instituto Acqua tem experiência na realização de diagnósticos para atender as necessidades de seus parceiros. Para estimular a consciência cidadã, a educação e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, realiza ações diversas.

Confira alguns de nossos projetos
 
 
São Luís (MA)
Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o Instituto Acqua faz a gestão das Maternidades Nossa Senhora da Penha, Marly Sarney e Benedito Leite, do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) e da Casa de Apoio Ninar.
Santa Inês (MA)
Inaugurada em agosto de 2016, em Santa Inês (MA), a unidade é referência para as regiões de Santa Inês, Zé Doca e Pindaré. O hospital conta com cerca de 400 profissionais e oito equipes médicas para o atendimento de casos de alta complexidade.
Pinheiro (MA)
Inaugurado em setembro de 2015, o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, na cidade de Pinheiro (MA), atende casos de média e alta complexidade.
BALSAS (MA)
Hospital de referência em atendimentos de média e alta complexidade, gestação de alto risco e risco habitual, pediatria e cirurgia geral na região Sul do Estado. O local conta com 50 leitos, 10 leitos de UTI adulto e 12 leitos de UTI neonatal e atende uma população de 246 mil pessoas. ...
Cotia (SP)
A Prefeitura de Cotia e o Instituto Acqua mantêm parceria desde 2009 no gerenciamento de toda a rede de Urgência e Emergência do município. Responsável pelo atendimento de dois PAs (Pronto Atendimentos), a parceria incluiu, em junho de 2014, a inauguração da UPA Atalaia, que em um ano...
Franco da Rocha (SP)
A população privada de liberdade em cinco unidades prisionais instaladas no município é atendida dentro das unidades por meio da parceria entre Instituto Acqua e Prefeitura de Franco da Rocha em convênio com o governo do Estado. Ao todo, cerca de 8,2 mil pessoas recebem a atenção de...