contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua realiza ação social na Semana da Criança com doação de brinquedos em São Luís (MA)

16/10/2018

Funcionários do Acqua adquiriram 260 brinquedos que foram doados para crianças atendidas pela Casa de Apoio Ninar, Centro de Referência Ninar, e Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos

Em comemoração à Semana da Criança, o Instituto Acqua promoveu, na quinta-feira (11/10), atividades alusivas à data e uma campanha de arrecadação de brinquedos doados pelos funcionários da instituição no Maranhão para crianças atendidas pelo Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), a Casa de Apoio Ninar e o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.

Toda campanha contou com participação voluntária de fundos para a compra de brinquedos entre os funcionários do Acqua. Ao todo, foi arrecadado o valor de R$ 2.035, que possibilitou a aquisição de 260 brinquedos. “Servir a comunidade é a principal missão do Instituto Acqua e possibilitar às crianças atendidas pelas unidades hospitalares que gerenciamos essa alegria é algo que emociona a toda a equipe”, disse a coordenadora das unidades no Maranhão e diretora do Instituto Acqua, Paula Assis.

A primeira visita foi na Casa de Apoio Ninar onde foram doados 20 brinquedos entre as famílias que participam do ciclo de atividades da unidade. Durante toda a manhã, mães e pais disputaram uma competição criativa de culinária, coordenada pelo chef da Cozinha Amiga, Carlos Matos. “Nada mais significativo fazer algo com as próprias mãos. A cozinha é algo que une experiências e compartilha habilidades. Hoje, a aula foi diferenciada com a criação de bolos decorativos para estimular a criatividade e produção de uma receita com custo-benefício pequeno, aliando gastronomia e rentabilidade”, disse Patrícia Sousa, diretora da Casa de Apoio Ninar.

A oficina contou com a colaboração da mãe Giuliana Dominices Rocha, atendida pela Casa de Apoio, que ajudou na orientação da confeitaria. Cada família preparou um bolo decorado com glacê em cores e formas de acordo com a inventividade de cada mãe. Após três horas de atividade, 14 bolos foram avaliados por um júri de 11 pessoas formado por servidores da unidade hospitalar e do Instituto Acqua. A vencedora da competição foi Synayra Sandy, mãe da pequena Ana Vitória, de 1 ano e 5 meses. “Fiquei muito surpresa porque comecei a participar da Casa nesta semana e hoje aprendi muita coisa que não sabia fazer. Tudo que eu aprendo eu gosto de inventar”, disse Synayra.

Da Casa de Apoio a equipe seguiu para o Centro Ninar e Hospital Juvêncio Mattos. A doação dos brinquedos aconteceu durante o atendimento nos diferentes ambulatórios de especialidades médicas. Ao ganhar uma boneca de presente, a menina Josielle Rodrigues da Silva, 7 anos, não conteve o sorriso. Acompanhada da mãe, Maria da Silva Rodrigues, as duas aguardavam atendimento para a menina que tem uma síndrome rara e é acompanhada pela unidade hospitalar. “Não só as crianças ganham, como também os profissionais. Não tem coisa melhor do que ver o sorriso numa criança, isso traz confiança e cria um laço de amizade entre os profissionais, pais e crianças.”, finalizou Mauro Célio Costa Pinto, supervisor administrativo do Centro de Referência Ninar.

Ao final do dia, foram doados 100 brinquedos para crianças do Centro de Referência Ninar, 100 brinquedos para o Hospital Juvêncio Mattos, 25 brinquedos para a creche Catulinho, no bairro São Francisco, e 50 para a Igreja Basileia, no bairro Santo Antônio.