contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua e Fundação Sopro Novo Yamaha firmam parceria para proporcionar curso de educação musical

08/12/2018

Objetivo é capacitar professores para o ensino da música nas escolas regulares do ABC Paulista; inscrições abertas até 25 de janeiro de 2019

O Instituto Acqua e a Fundação Sopro Novo Yamaha firmam parceria para proporcionar curso de educação musical, por meio da Família da Flauta Doce. O objetivo é capacitar professores para o ensino da música nas escolas regulares do ABC Paulista. O evento de lançamento ocorreu na noite desta sexta-feira (07/12) na sede do Acqua, em Santo André (SP).

O curso visa incentivar e ampliar a formação musical de jovens e adultos. O programa foi desenvolvido para aqueles que não têm o conhecimento prévio de música. O conteúdo cobre todos os pontos fundamentais do ensino básico da música, para que ao final do curso, o professor possa ler música e tocar flauta doce.

"Esta parceria é motivo de orgulho para nós. A metodologia do curso é leve e fácil, com certeza as pessoas irão adorar. Acredito que desta maneira o Acqua incentiva as pessoas a terem mais contato com a música, o que comprovadamente traz benefícios até para a saúde. 2019 será um ano muito especial para o Instituto", disse Ronaldo Queródia, diretor do Instituto Acqua.

A metodologia do Método Sopro Novo de iniciação musical é utilizada há 14 anos. “Ao longo deste período capacitamos mais de sete mil educadores em 180 cidades do Brasil. Estar em Santo André através do Instituto Acqua é maravilhoso e com certeza haverão muitas turmas pela frente”, afirmou o diretor executivo da Fundação Sopro Novo Yamaha, João Takao Shirahata.

O projeto foi idealizado pela diretora pedagógica da Fundação Sopro Novo Yamaha, Cristal Velloso, que explica a importância da música na vida das pessoas. “Existem vários estudos que enfatizam ou provam o bem que a música faz, entre elas a melhora na confiança e a criatividade, o trabalho em equipe, a concentração. Capacitar professores é algo que ajudará no desenvolvimento de milhares de crianças e adultos. E esta é a primeira vez que fazemos parceria com o terceiro setor, o Acqua com certeza será um pólo de bons professores”, enfatizou.

O curso terá duração de 92 horas, inicia no dia 2 de fevereiro e encerra  no dia 6 de julho de 2019. As aulas serão ministradas na sede do Instituto Acqua (Avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos – Santo André). O investimento é de R$ 6×160,00. As inscrições já estão abertas e ocorrem até o dia 25 de janeiro de 2019 pelo telefone: (11) 4823-1800 ou e-mail: inscricao@sopronovoyamaha.org.br.

O participante recebe: Método Sopro Novo Aprendendo a Ler Música, Flauta Soprano Yamaha,YRS-24B, caderno flauta doce contralto, flauta doce YRA-28BIII, caderno de prática de conjunto, camiseta e certificado no final do curso.

Apresentações musicais

Durante o evento de abertura da parceria, o Quinteto Sopro Novo fez uma apresentação utilizando diversos modelos de flautas doces acompanhados de percussão. E ao final o Coral Instituto Acqua também se apresentou.

O objetivo das apresentações do Quinteto Sopro Novo é oferecer um universo sonoro diferenciado, transportando o público para lugares tranquilos, resgatando sua sensibilidade, mexendo com a memória emocional, ser um respiradouro no meio da intensidade da vida moderna. O grupo que começou em 2007 encantou a platéia no Acqua com a mistura de sons e resgatando as cantigas de roda.

Já o Coral Instituto Acqua inciou em abril deste ano e é formado por 20 integrantes sob regência de Paola Fachinelli. “O grupo é excelente e foi um ano ótimo ao lado deles. É perceptível a evolução. Estou feliz com o resultado e orgulhosa dos alunos”, disse.

A aluna Fabíola Novella Massaro estava radiante com a apresentação. “Acredito que integrar o coral foi um desafio pessoal de boa parte dos integrantes. E a confiança dos mais experientes foi fundamental para todo o grupo no decorrer do ano. Estou emocionada”, afirmou.