contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua comemora 18 anos com palestra de Gilberto Dimenstein e inauguração de espaço para eventos em Santo André (SP)

18/05/2017

Evento terá ainda apresentações musicais, ações em referência à história da instituição e participação de premiada chef especializada em alimentação saudável

Com ampla trajetória na gestão de projetos em áreas como Saúde, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, entre outras, o Instituto Acqua completou 18 anos em 1º de maio. Para marcar a data, o Instituto realizará, em 25 de maio, evento em sua sede em Santo André (SP) para agentes públicos e privados, empreendedores sociais e diversos convidados, com palestra ministrada por Gilberto Dimenstein. Na ocasião, também será inaugurado o espaço Vivências e Convivências para estimular a realização de eventos, cursos e feiras que incentivem a interação entre pequenos produtores com a comunidade local.

O evento acontecerá no auditório do Acqua a partir das 19h e contará com a presença do jornalista Gilberto Dimenstein, que abordará o tema “A apropriação dos espaços públicos como agente transformador da sociedade” em palestra para diversos convidados, entre agentes públicos e privados, além de empreendedores sociais. As vagas, porém, são limitadas.

Colunista da Folha de São Paulo e da Rádio CBN, Dimenstein ganhou todos os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Foi acadêmico-visitante no programa de direitos humanos da Universidade de Columbia (Nova York), integrou a incubadora de projetos sociais da Universidade Harvard e atualmente coordena o site Catraca Livre.

O Catraca Livre foi transformado em um estudo de caso da escola de negócios de Harvard e foi escolhido por um júri formado por especialistas em tecnologia da informação da Universidade de Oxford, BBC e Financial Times, uma das 100 mais inspiradoras inovações digitais para a mudança social.

Em seguida à palestra, será inaugurado o Espaço Vivências e Convivências, local que pretende estimular o encontro de produtores culturais, artesanais, de entretenimento e gastronômicos, entre outras ações.

O evento terá ainda a participação de Cris Mota, chef andreense que no ano passado foi a primeira mulher a vencer o reality show de gastronomia Hell's kitchen Brasil, exibido no SBT. Cris Mota levará para o evento um cardápio de alimentação saudável.

Uma série de publicações comemorativas nos perfis do Acqua nas redes sociais reforçam as ações para comemorar esse 18º aniversário. As postagens relembram fatos marcantes da história da instituição e destacam benefícios gerados por seus diversos projetos para a população.

Para obter mais informações sobre o evento de 18 anos do Instituto Acqua, envie um email para eventos@institutoacqua.org.br

História – Fundado em 1º de maio de 1999, o Instituto Acqua teve sua primeira sede no Parque Milton Marinho de Moraes, em Ribeirão Pires (SP). No local, o Acqua criou o Centro de Referência Ambiental, firmando-se como referência no Terceiro Setor nacional com programas socioambientais e de qualidade urbana.

Em 2003, o Instituto foi reconhecido como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e, desde 2013, tem se qualificado como OSS (Organização Social de Saúde) em diversas esferas governamentais, sendo reconhecido como tal em diferentes estados do País.

Tradicionalmente, desde sua criação, o Acqua trabalha em parceria com os setores público e privado, universidades, outras organizações não governamentais e Conselhos de Políticas Públicas no desenvolvimento e implementação de programas e projetos.

Gestão em Saúde – Ao longo dos últimos dez anos, o Instituto se especializou na gestão em Saúde e hoje atua em diversos projetos na área, contando com 3.500 profissionais em seus quadros.

No Estado do Maranhão, o Instituto Acqua iniciou sua atuação em maio de 2015 e hoje faz a gestão de três maternidades, três hospitais e um centro de referência em neurodesenvolvimento, todos em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Vale destacar que dois hospitais estão no interior do Estado, em Pinheiro e Santa Inês, e são referências no atendimento à população dessas regiões.

Em Cotia (SP), região metropolitana de São Paulo, o Acqua mantém parceria há oito anos com a Prefeitura Municipal no gerenciamento de toda a rede de Urgência e Emergência do município. Desde fevereiro de 2015 o Instituto atua em cinco penitenciárias instaladas em Franco da Rocha (SP), garantindo o acompanhamento da saúde de cerca de 10,6 mil pessoas privadas de liberdade por meio de parceria com a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo.

Sustentável – Entre as iniciativas sustentáveis realizadas pelo Instituto destacam-se parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André, firmada em outubro de 2013, para a realização de atividades de ações complementares nos 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André) da cidade; cursinho preparatório para o Enem, oferecido gratuitamente em São Paulo para pessoas de baixa renda; e projeto de capacitação de agentes de transformação social por meio de curso de jardinagem oferecido em comunidades de Santo André com patrocínio da Petrobras.

No ano passado, teve início o Instituto Acqua em Ação, uma atividade que leva para diferentes comunidades ações sociais e de saúde que podem ser feitas ao ar livre em praças públicas, como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, consultas, vacinação, oficinas, ações de higiene bucal. A última edição da atividade registrou cerca de 700 atendimentos de saúde para a população do bairro Anjo da Guarda, em São Luís (MA), em 18 de março.