contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago inicia atendimento em neurocirurgia

13/11/2017

Unidade de saúde em Pinheiro foi equipada para evitar deslocamento de pacientes para a Capital

Para fortalecer o atendimento de alta complexidade no interior do Maranhão e evitar o deslocamento de pacientes para São Luís (MA), o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, realiza desde o dia 1º de novembro procedimentos neurocirúrgicos em pacientes referenciados pela Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde. Sob gestão do Instituto Acqua, a unidade foi totalmente equipada e atendeu dois casos até o último dia 7.

O neurocirurgião Benedito Sabbak Júnior, que coordena as equipes que fazem esse tipo de procedimento no hospital, ressaltou que a oferta do serviço à população da região da Baixada Maranhense reduz a espera por atendimento. “Esses pacientes eram encaminhados para São Luís e agora esse tempo de deslocamento e espera pela cirurgia foi abreviado”, explicou.

Com infraestrutura e equipamentos apropriados, o hospital realizou a cirurgia de Aleudes Soares em 7 de novembro. O morador de Pinheiro sofreu uma lesão na coluna vertebral que o impede de andar. “Ele chegou aqui em 3 de novembro e fez os exames necessários para passar pelo procedimento. Agora está na UTI em recuperação e deverá fazer sessões de fisioterapia”, contou o médico. A intervenção durou cerca de duas horas.

Além de neurocirurgia, os profissionais do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago também realizam atendimentos nas especialidades: cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, gastroenterologia, mastologia, nefrologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia e urologia. A unidade tem 116 leitos e é referência em casos de média e alta complexidade para uma população de cerca de 600 mil pessoas.