contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago comemora dois anos de implantação com mutirões e ação social

18/09/2017

Programação de atividades será realizada entre os dias 22 a 29 de setembro

O Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA), celebra neste mês de setembro dois anos de implantação e serviços prestados à população das regiões de Pinheiro, Zé Doca e Viana. Gerenciada pela parceria Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde, a unidade é referência em atendimento médico em diversas especialidades.

Com 122 leitos de internação, distribuídos entre clínica médica, pediátrica, ortopédica, cirúrgica e UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o hospital realizou cerca de um milhão de atendimentos em dois anos. Uma programação com diversas atividades e serviços foi preparada para marcar essa data. Nos dias 22 e 23, às 7h, acontece o mutirão de pterígio e catarata. A previsão é que sejam atendidos aproximadamente 300 pacientes que necessitam de consultas e cirurgias.

Equipes do hospital em parceria com o Hemonúcleo de Pinheiro realizarão coleta de bolsas de sangue na unidade durante o dia 25, a partir das 8h. Além disso, nos dias 26 e 27 estão programados mutirão de mamografias e palestras educativas com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). O dia 28, às 9h, foi destinado a um momento de confraternização entre os funcionários. O hospital receberá um culto ecumênico e haverá homenagens e sorteios de brindes para os profissionais.

A programação encerra com uma grande ação social na Praça do Centenário, no centro de Pinheiro. No local a população terá acesso a serviços como aferição de pressão arterial, vacinação, entrega de preservativos, orientações com assistentes sociais e atendimentos com equipes de psicologia que darão informações sobre o funcionamento do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago.

Atividades de manipulação corporal com fisioterapeutas, orientações sobre o uso de medicamentos, avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal) e orientações educativas e de fonoaudiologia também serão ofertadas. O grupo Anjos da Alegria, composto por profissionais da unidade, fará atividades lúdicas para as crianças e a Praça do Centenário receberá espaço de leitura e local para corte de cabelo, automaquiagem, limpeza de pele e atividade de Fit Dance.

“O objetivo das atividades é fortalecer a integração entre hospital e comunidade disponibilizando serviços gratuitos para os cidadãos da Baixada. As diversas ações que serão feitas contribuem para que a população tenha mais acesso aos serviços de saúde”, explicou Denise Boás, diretora-geral da unidade de saúde.

Balanço – Durante os dois anos de funcionamento, o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago registrou 5.906 cirurgias nas especialidades geral, mastologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia; 6.781 internações; 53.297 consultas; 293.079 atendimentos multidisciplinares e 552.621 exames de análises clínicas, eletrocardiograma, radiologia, mamografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e biópsia.