contato@institutoacqua.org.br

Hospital Macrorregional Tomás Martins realiza atividades multidisciplinares para comunidade e profissionais de 18 municípios

19/02/2018

Durante dois dias, palestras, consultas, cirurgias e treinamentos devem otimizar o atendimento na unidade e qualificar socorristas

Nesta quarta (21/2) e quinta-feira (22/2), 18 municípios das regiões de Santa Inês, Zé Doca e Pindaré serão beneficiados com a programação especial promovida pelo Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. A partir das 9h, serão realizados mutirões de Urologia e Pediatria, além de palestras e treinamentos.

O objetivo da ação é otimizar o atendimento nas áreas de Urologia e Pediatria, com agendamento e realização de procedimentos cirúrgicos, e oferecer palestras educativas, além de ampliar a qualificação de socorristas e motoristas.

Para o Mutirão de Urologia, que será realizado ao longo do dia 21, estão previstas 50 consultas. Assim como a prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de próstata e pênis, a iniciativa busca identificar os casos de doenças sexualmente transmissíveis.

A programação inclui o segundo Mutirão de Consultas e Cirurgias Pediátricas de fevereiro, a partir das 14h do dia 22. Realizado a cada 15 dias, o atendimento contempla cerca de 80 crianças que, se necessário, terão cirurgias agendadas para o próximo ciclo. Além de participar da dinâmica de musicoterapia com equipe multiprofissional na sala de espera, as crianças vão assistir palestra sobre Saúde Bucal e praticar a escovação no ‘Escovódromo’, na própria unidade de saúde.

Outras atividades – O hospital também vai oferecer à comunidade palestra sobre câncer de próstata e de pênis. Os profissionais terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre prevenção e tratamento das duas doenças.

Na programação de atividades haverá um momento para qualificação de socorristas e motoristas do Hospital Macrorregional Tomás Martins e dos 18 municípios das regiões de cobertura da unidade. Estima-se a participação de 100 profissionais que, na ocasião, vão aprender sobre como proceder no transporte dos pacientes, incluindo manobras de ressuscitação, imobilização e manejo durante o deslocamento.

Hospital de referência – Com 104 leitos clínicos e 12 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a unidade é referência em alta complexidade e atende 18 cidades, como Alto Alegre do Pindaré, Araguanã, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Centro do Guilherme, Cajari e Governador Newton Bello, entre outras. São oferecidas consultas clínicas nas áreas de gastroenterologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, neurologia, nefrologia, ortopedia e traumatologia pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia e cirurgia infantil.

 

SERVIÇO:

O QUÊ: Hospital Macrorregional Tomás Martins promove atividades multidisciplinares para comunidade e profissionais de 18 municípios

QUANDO: Nesta quarta (21/2) e quinta-feira (22/2), a partir das 9h

ONDE: Hospital Macrorregional Tomás Martins – Contorno da BR-116, km 261, bairro São Cristóvão – Santa Inês (MA)