contato@institutoacqua.org.br

Hospital Macrorregional Tomás Martins (MA) apresenta caso de paciente atendida em estado grave e iniciativas inovadoras

16/01/2019

Equipe da unidade apresentou durante Encontro de Gestores caso de paciente com traumatismo craniano como exemplo de experiência exitosa; hospital também investe em tecnologia

Localizado na região do Vale do Pindaré, a oeste do estado do Maranhão, a equipe do Hospital Macrorregional Tomás Martins levou ao Encontro de Gestores, nos dias 13 e 14 de dezembro, na capital maranhense, um vídeo com a experiência exitosa da unidade ao cuidar de uma paciente grave, além de dados gerais de atendimentos em 2018.

O vídeo contou a história de Rubenilde Mendonça, da cidade de Santa Inês. No dia 1 de abril do ano passado, ela sofreu acidente de motocicleta e foi levada por populares para o hospital, sem qualquer identificação. “Fomos informados do acidente e imediatamente preparamos a equipe para o atendimento de emergência. Ela chegou com diagnóstico de traumatismo crânio-encefálico grave e foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, explicou a enfermeira de regulação da unidade, Patrícia Keyla.

A técnica de enfermagem que estava de plantão no hospital naquele dia, Maria Celane Silva, reconheceu a vítima e ajudou na identificação e comunicação com os familiares. O depoimento da irmã da paciente, Ionete Mendonça, emocionou o público do Encontro de Gestores. “A situação dela era muito grave. Mas a equipe médica nos deu tanta confiança e vimos como era a estrutura do hospital. Minha irmã passou 37 dias internada entre a UTI e a clínica médica e tudo que precisávamos o hospital ofereceu. Hoje, a Rubenilde está falando aos poucos e em breve voltará a andar”, disse.

A região do Pindaré possui altos índices de acidentes automobilísticos e a maioria por motocicletas. O hospital macrorregional, gerenciado pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência em cirurgias de traumatismos causados por estes tipos de acidentes, alcançando 18 municípios. A paciente foi atendida pelo neurocirurgião João Alfredo com todo aparato necessário para exames e cirurgia.

O hospital possui aparelhos de raio-X, tomografia e ultrassonografia, com 116 leitos, dez de UTI e serviços especializados em cardiologia, clínica cirúrgica, cirurgia infantil, clínica médica, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, neurocirurgia, oftalmologia, ortopedia, pediatria e urologia.

Projetos inovadores e valorização profissional – Foi destaque também no documentário o depoimento de alguns profissionais que ascenderam na unidade de saúde, a exemplo da enfermeira Regina Fernanda, que começou atuando no ambulatório e atualmente supervisiona a Unidade de Terapia Intensiva. “Eu visto a camisa do Acqua e dou o melhor de mim porque a instituição me incentiva e motiva com novos desafios. O instituto tem esse olhar de crescimento dos profissionais”, afirmou a enfermeira.

Entre os projetos apresentados como inovadores pela equipe do hospital foram citados a plataforma de gerenciamento nutricional e a alta programa. Desenvolvida pelo técnico de informática da unidade, a plataforma de gerenciamento nutricional ajuda na sistematização da produção e acompanhamento da dieta e suplementos dos pacientes, com atualização online interligada entre a equipe de nutrição, enfermagem e a cozinha.

Já a alta programa foi uma iniciativa sugerida pela equipe de psicologia junto à equipe multiprofissional, que consiste em realizar um prognóstico a pacientes que podem ser atendidos via atenção básica, em comum acordo com a família e as unidades de saúde dos municípios. Durante a internação, os pacientes, de acordo com o caso clínico, tem agendamento prévio do retorno para casa, o que garante expectativa e melhora do tratamento.

Em 2018, o Hospital Macrorregional de Santa Inês também implantou os núcleos de Educação e Segurança do Paciente, ampliaram as parcerias institucionais e realizaram diversos treinamentos profissionais e eventos do calendário institucional. Ao final da apresentação, os números demonstraram as conquistas. Ao todo, foram realizados 329 mil atendimentos, com mais de 40 mil consultas e 5.913 cirurgias.