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Hospital Macrorregional Tomás Martins desenvolve prática de humanização para crianças atendidas em mutirão de cirurgias pediátricas

31/01/2018

Equipe de profissionais realizou atividades lúdicas para os pequenos pacientes que aguardavam procedimento cirúrgico na unidade

A equipe de profissionais do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), desenvolveu uma prática de humanização para reduzir a ansiedade e o medo de crianças que aguardavam por procedimento cirúrgico na unidade. A iniciativa aconteceu durante mutirão de cirurgias pediátricas realizado na segunda quinzena de janeiro e terá continuidade ao longo do ano.

“Como cerca de 60 crianças aguardavam atendimento, sentimos a necessidade de distraí-las, já que a espera causa ansiedade e inquietação nos pequeninos. Começamos a fazer brincadeiras, o técnico de farmácia tocou violão e utilizamos a brinquedoteca para estimular a comunicação, imaginação e criatividade”, explicou a supervisora multiprofissional da unidade, Anna Géssica Sousa.

Com o apoio e incentivo do Instituto Acqua, responsável pelo gerenciamento do hospital em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a equipe formada por psicólogos, assistente social e supervisoras multiprofissional e clínica elaborou diversas atividades na pediatria.

“Entendemos que a integração entre crianças, pais e profissionais do hospital durante as brincadeiras, além do contato com a música e pintura, alivia a tensão durante as horas de espera. Promovemos um ambiente de acolhimento, afetuoso e empático”, ressaltou Anna Géssica.

A boa prática também chegou aos leitos das crianças internadas. Conforme o estado de saúde de cada paciente, a criança é levada para a brinquedoteca para participar das atividades. O ambiente criado no local estimula sensações positivas e recordações das brincadeiras fora do hospital, promove a socialização e, consequentemente, melhora o quadro clínico com possível redução no período de internação.

Para registrar as etapas e criar um histórico desse trabalho, todos os desenhos feitos pelas crianças são guardados para formar um acervo que pode inspirar novos projetos do gênero na unidade.