contato@institutoacqua.org.br

Hospital Macrorregional Tomás Martins realiza cirurgias urológicas como parte do Novembro Azul em Santa Inês (MA)

08/11/2017

Unidade realizou seis procedimentos desde o início do mês; iniciativa faz parte das atividades de conscientização do Novembro Azul

Como parte das ações do Novembro Azul, mês de prevenção do câncer de próstata, o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), realiza desde 1º de novembro cirurgias em pacientes com doenças que afetam a próstata. Até esta terça-feira (7/11) as equipes da unidade haviam atendido seis homens que aguardavam por procedimentos desse tipo.

“Ao longo do mês vamos atender os pacientes que procuraram o hospital em busca de tratamento, além de aproveitar o período para conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças”, destacou o cirurgião geral e urologista Wildebert Sousa. O médico realizou três intervenções cirúrgicas nesta terça-feira e disse que a expectativa é zerar a fila de espera até o final deste mês.

Todos os pacientes atendidos possuem doenças que atingem a próstata, glândula responsável por produzir parte do líquido que forma o esperma, ajudando proteger os espermatozoides. Esse órgão fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto (porção final do intestino grosso).

O cirurgião do Hospital Macrorregional Tomás Martins também ressaltou que nenhum caso atendido tinha diagnóstico de câncer. “É importante que os exames preventivos sejam realizados a partir dos 45 anos para homens com histórico familiar da doença. Sempre orientamos que a prevenção é a principal aliada contra o câncer e demais patologias”, reforçou.

Além das cirurgias, a programação de atividades do Novembro Azul na unidade de saúde inclui palestras de conscientização e atendimentos para os profissionais no próximo dia 16, a partir das 15h.