contato@institutoacqua.org.br

Hospital Macrorregional Tomás Martins comemora 1 ano de implantação com ação social e mutirão oftalmológico para a comunidade

10/08/2017

Programação será realizada entre os dias 18 a 27 de agosto

Uma série de atividades fazem parte da programação em comemoração ao primeiro ano de implantação do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), comemorado neste mês de agosto. A unidade é referência para as regiões de Santa Inês, Zé Doca e Pindaré, com atendimentos nas áreas clínica, ambulatorial, cirúrgica e UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Entre outras atividades, estão previstas campanha de doação de sangue, mutirão e ação social gratuita para a população.

A campanha de incentivo à doação de sangue na unidade acontece no dia 18, às 8h. O intuito é reforçar o banco de sangue do Hemocentro da cidade. O dia 21, às 9h, foi reservado para o treinamento dos profissionais sobre reanimação cardiopulmonar (RCP), enquanto uma grande ação social será realizada na praça da Igreja Matriz, no centro de Santa Inês, no dia seguinte. A atividade gratuita está prevista para começar às 8h e contará com atendimentos de saúde, como aferição de pressão arterial e testes de glicemia, entre outros.

Nos dias 23 e 24 ocorrerá o mutirão oftalmológico, com consultas e cirurgias para pacientes atendidos no hospital e referenciados de outras unidades de saúde da região. Um momento destinado à confraternização dos profissionais que atuam no Hospital Macrorregional Tomás Martins será realizado no dia 25, às 18h. Haverá entrega de brindes e sorteios, além de apresentação do balanço das ações ao longo desses 12 meses.

A programação da semana de aniversário encerra com a “Corrida pela vida”, para estimular a prática de atividades físicas entre profissionais de saúde e comunidade. A corrida será no dia 27, com concentração na Avenida das Laranjeiras (em frente à imagem de Santa Inês), às 7h. Para se inscrever e ganhar o kit de participação, o candidato deve realizar uma doação de sangue e entregar o comprovante nos locais de inscrição. As inscrições se estendem até 15 de agosto. O percurso será de 5 km.

“São eventos que vão promover a saúde na região que fazemos parte. Por conta da nossa parceria com o Hemonúcleo de Santa Inês, cada inscrição será a doação de sangue, tudo isso para que possamos aumentar o estoque”, explicou Thayse Lima, diretora administrativa do Hospital Macrorregional Tomás Martins.

Atendimentos – Com 104 leitos clínicos e 12 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a unidade atende 22 cidades, entre elas, Alto Alegre do Pindaré, Araguanã, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Centro do Guilherme, Cajari e Governador Newton Bello, entre outras.

Na unidade são oferecidas consultas clínicas nas áreas de gastroenterologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, neurologia, nefrologia, ortopedia e traumatologia, pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia e cirurgia infantil. Durante um ano, diversos serviços e procedimentos foram implantados para garantir melhor prestação do serviço de saúde para a população. Nesse período foram incorporados serviços especializados, como consultas de otorrinolaringologia, urologia (ambulatório e cirurgias), neurocirurgia (ambulatório e cirurgias), nefrologia, cirurgia infantil e tomografia, além de mutirões de cirurgia infantil e de catarata e pterígio.

Balanço – Durante um ano foram realizadas 20.998 consultas, 2.565 cirurgias e 175.099 atendimentos multidisciplinares feitos por equipe composta por enfermeiros, assistente social, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. A unidade também registrou 24.449 exames de radiologia, tomografia, ultrassonografia e endoscopia, além de 298.328 procedimentos de análises clínicas.

“Tivemos nesse período várias conquistas e alcançamos diversas metas. É uma grande realização para a região o funcionamento do Hospital Macrorregional Tomás Martins, pois estamos levando mais saúde, aumentando a assistência e melhorando a qualidade de vida de todos”, concluiu Thaise Lima.

 

Foto: Erly Silva/Secap