contato@institutoacqua.org.br

Hospital Infantil gerido pelo Acqua revela crescimento e projeta metas

08/01/2018

Durante Encontro de Gestores, profissionais do Hospital Infantil Dr Juvêncio Mattos mostraram avanços conquistados e traçaram objetivos a serem alcançados em 2018; unidade realizou mais de 3 mil cirurgias em 2017

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), amplia as projeções para 2018 com base no trabalho apresentado ao longo dos últimos meses e o avanço obtido diante dos serviços prestados à população maranhense. Durante o Encontro de Gestores, realizado em dezembro pelo Instituto Acqua, a direção da unidade comemorou as conquistas estruturais para a sede, além da contratação de mais funcionários, capacitação para 128 profissionais e os números de procedimentos realizados, sobretudo o uso de óxido nítrico inalatório em recém-nascidos.

De janeiro a dezembro de 2017, o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos realizou 1.822 cirurgias gerais, 624 cirurgias de otorrino, 213 neurocirurgias e 141 buco-maxilo-facial, totalizando 3.312 procedimentos. Diante das diversas atuações, o hospital também celebrou a contratação de novos profissionais para compor o Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação, além da realização de cursos e palestras especiais voltadas às mães durante os 12 meses.

Outro motivo de orgulho para a unidade foi a conquista da utilização do óxido nítrico inalatório para bebês internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal. O método é de extrema importância para tratar doenças graves relacionadas à hipertensão pulmonar em recém-nascidos (RNs) prematuros. Sua utilização é indicada no pré e pós-operatório sempre com monitorização rigorosa e ocorre desde setembro de 2017 na unidade.

A diretora-administrativa do hospital, Andreia Oliveira, destacou a importância desse avanço na prestação do serviço de saúde no Estado. “É um tratamento que favorece o reestabelecimento dos pacientes de forma segura. A equipe está feliz com esse recurso empregado no tratamento de pacientes da UTI neonatal e confiamos para 2018 atender ainda mais crianças”, lembrou. O hospital conta com seis equipamentos para a realização do método.

Além de expandir o número de atendimentos, cirurgias e campanhas, o hospital prevê ainda para este ano reforma nos ambulatórios, ampliação do número de mutirões para consultas, contratação de profissionais e implantação de nova ferramenta de comunicação entre as equipes multidisciplinares.

Números – Com o tema ‘Inovações e perspectivas atuais no campo da qualidade da atenção à saúde’, o encontro reuniu os balanços das nove unidades de saúde gerenciadas pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde no Maranhão.

Ao longo de 2017, as nove unidades realizaram 785,6 mil consultas, 1,3 milhão de exames, 28 mil internações, 10 mil cirurgias e mais de 15 mil partos. Números que mostram o tamanho da responsabilidade dos profissionais que atuam nestas unidades de saúde. “O fundamental é a troca de informações. E esse encontro serviu para que cada profissional veja as ações positivas realizadas com sucesso em determinada unidade e o que pode ser replicado em outro hospital ou maternidade. No caso do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos é ainda mais instigante porque são ações que efetivamente melhoram a qualidade de vida das crianças maranhenses”, comentou o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia.