contato@institutoacqua.org.br

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) promove Mutirão de Cirurgia de Fissuras Labiopalatinas

09/11/2018

Em quatro dias de mutirão foram atendidas 36 crianças em tratamento na unidade hospitalar; ação integrou a 4ª Semana Nacional de Cirurgia de Fissura Labiopalatina

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, referência em atendimento materno-infantil no Maranhão, promoveu, entre 15 e 18 de outubro, um mutirão para atender 36 crianças com fissura labiopalatina. A iniciativa foi realizada em parceria com Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Instituto Acqua, responsáveis pela gestão da unidade, e as Organizações Não Governamentais Smile Train e Céu da Boca.

As atividades tiveram início com a triagem dos pacientes regulados pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e foram acompanhadas pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. “É ótimo que estejamos fazendo esse intercâmbio e dando oportunidade para famílias do interior do Estado, onde muitas crianças ainda não são atendidas, uma realidade que a gente vem mudando ao ampliar os serviços de saúde. As cirurgias vão devolver muito mais que um sorriso, é devolver a dignidade dessas famílias.”

Sorriso que está sendo reconstruído no rosto do pequeno Layel Davysson Soares Sousa, 1 ano e 3 meses, da cidade de São Domingos do Maranhão. “Com 5 meses de gravidez eu soube que meu filho ia nascer com a fissura na boca, mas eu não sabia exatamente como o rosto dele ficaria. Quando entendi como era o tratamento, fiquei mais tranquila. Hoje ele está na segunda cirurgia”, falou Layane Genovato Soares, 17 anos, mãe de Layel.

O menino e as outras 23 crianças atendidas no mutirão que fizeram o procedimento cirúrgico ainda serão acompanhadas até completar 18 anos, como explica a médica Ingrid Araújo. “O atendimento começa desde o pré-natal. Ao longo do crescimento da face, a criança pode passar por até sete procedimentos cirúrgicos até a fase adulta para correção do lábio e correção do céu da boca. Já recebemos caso de paciente que chegou com 13 anos de idade sem nenhuma cirurgia corretiva”, explicou.

Prevenção e tratamento – A fissura labiopalatina é uma deformidade congênita, mais comum na face, e que atinge um a cada 650 nascidos. A falha pode aparecer no lábio ou na região do palato, no céu da boca, e prejudica a alimentação, a fala e a estética do rosto.

A doença pode ser detectada no quarto mês de gravidez e está associada a fatores externos como consumo de cigarro e bebidas alcoólicas ou má alimentação das mulheres grávidas. O tratamento inclui as cirurgias e acompanhamento multidisciplinar com ortodentista, fonoaudiólogo e psicólogo, entre outros especialistas.

No Maranhão, o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos realiza o tratamento para estes casos desde 2014 e mais de 260 crianças já foram atendidas em quatro anos. O mutirão realizado nacionalmente durante o mês da criança em oito estados brasileiros envolve a participação de profissionais voluntários vinculados à instituição Smile Train.

“Esse trabalho é muito gratificante. Somos convidados para participar de mutirão em estados onde não há o tratamento ou com capacidade de atendimento ainda menor do que o número de pacientes em espera. A média de atendimento mensal em todo o país é de oito cirurgias e, em cada mutirão, chegamos a realizar entre 20 e 30 cirurgias”, pontuou o cirurgião Renato Freitas.