contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Juvêncio Mattos realiza 2.700 cirurgias para crianças e é referência no Maranhão

04/01/2019

Equipes realizam plástica para casos de emergência como queimaduras e atropelamentos e também de pacientes agendados com microcefalia, lábio leporino e fenda palatina

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, é referência no atendimento em casos de alta complexidade no Maranhão. Cerca de 225 cirurgias são realizadas em média por mês na unidade, sendo boa parte de plástica para casos de emergência como queimaduras e atropelamentos e também de pacientes agendados com microcefalia, lábio leporino e fenda palatina.

“A unidade oferece todo o suporte de medicina intensiva, exames e profissionais altamente qualificados para atender os múltiplos casos que recebe de crianças até 12 anos e por isso se tornou referência no Maranhão”, explicou o cirurgião plástico Jupiter Newler Duarte.

Em 2018, a unidade também registrou 2.304 internações, 43 mil consultas médicas, 35.146 consultas multiprofissionais, 40 mil procedimentos de enfermagem, além de 192 mil exames de várias categorias.

Os casos de crianças atropeladas e que sofreram algum tipo de queimadura são os que exigem os maiores cuidados dos profissionais, já que a criança passa por muitos procedimentos em um curto espaço de tempo. Segundo o especialista em cirurgia plástica, os casos de queimaduras são sazonais, em virtude dos festejos que englobam fogos de artifícios e os acidentes domésticos. Já os atropelamentos são constantes e o volume principal são os meninos com idade de 2 a 12 anos.

“Esses casos envolvem inúmeros procedimentos e acompanhamento multiprofissional. Essas crianças passam um período maior internadas e em tratamento. Os casos mais complexos vêm para esta unidade, diante da qualidade do atendimento”, afirmou Duarte.

Já as cirurgias plásticas agendadas englobam casos de deformidades crânio maxilo facial, de crianças com microcefalia, lábio leporino e fenda palatina. E como a fila de espera para cirurgias deste setor está em três meses de espera, a unidade promove mutirões especiais. Laiel Davyson, 1 ano e três meses, nasceu com fissura no lábio palatal. A criança, assistida no Hospital Dr. Juvêncio Mattos, participou da triagem de atendimento no último mutirão realizado em outubro deste ano. “Não só com relação à parte estética, mas a parte funcional da voz, que é o maior problema, a voz anasalada. Graças a Deus essa cirurgia é oferecida no Juvêncio e já ajudou meu netinho. Agora vamos para outra etapa que é a correção do céu da boca”, contou Raimunda Genovato, 49 anos, avó de Laiel, moradores de São Domingos.

Referência – O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos é referência no atendimento materno-infantil no Estado. Foi inaugurado na década de 1940 e tem atendimentos em pediatria clínica, UTI pediátrica e neonatal, neonatologia e cirurgia geral infantil. Possui cerca de 800 profissionais. A unidade conta ainda com 98 leitos, sendo 45 UTI’s e realiza 20 mil atendimentos gerais em média por mês.