contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira no Maranhão recebe certificação da Associação de Medicina Intensiva do Brasil

12/11/2018

Unidade hospitalar gerenciada pelo Acqua em parceria com o governo do Maranhão foi reconhecida por contribuir na gestão de indicadores de qualidade e desempenho das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)

O diretor-geral do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Marko Antônio de Freitas, recebeu, na manhã da última sexta-feira (9/11), a visita do presidente da Associação de Medicina Intensiva do Brasil (AMIB), Ciro Leite Mendes, acompanhado do presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Maranhão (Sotima), Gustavo Teixeira Alves.

Na ocasião, a unidade hospitalar foi certificada pela excelência no gerenciamento dos indicadores de qualidade e desempenho de quatro Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), de acordo com a Resolução Nº 7/2010, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva.

No Maranhão, três hospitais receberam a certificação: Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital Centro Médico e Hospital Presidente Vargas. O reconhecimento também garante a qualidade no atendimento aos pacientes, como explica o presidente da Sotima, Gustavo Alves.

“Esta certificação representa o reconhecimento das unidades que têm zelo com a qualidade dos dados das UTIs e dos pacientes. Quando você identifica problemas por meio de coleta de dados, consegue agir mais rápido na solução e garantir a qualidade no atendimento aos pacientes”, explicou Alves.

A visita integrou a programação do Simpósio Bienal de Terapia Intensiva realizado durante três dias na Capital maranhense para qualificar os profissionais de saúde que trabalham em unidades de terapia intensiva.