contato@institutoacqua.org.br

Governo do Maranhão anuncia construção de UTI Pediátrica em hospital macrorregional de Santa Inês

05/03/2018

Unidade sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde completou um ano de funcionamento em agosto passado

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), sob gestão em parceria entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), ganhará uma UTI Pediátrica com dez leitos. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Flávio Dino e o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, em solenidade realizada em Santa Inês na última sexta-feira (2/3).

A unidade de Saúde foi inaugurada em 25 de agosto de 2016 e conta atualmente com 116 leitos que atendem uma população de cerca de 200 mil habitantes em especialidades como cardiologia, clínica cirúrgica, cirurgia infantil, clínica médica, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, ortopedia, pediatria, entre outros atendimentos.

Apesar de contar como uma ala pediátrica, atualmente o hospital tem apenas UTI adulta. A UTI Pediátrica contará com dez leitos, sendo dois de isolamento, além de sala de apoio e sala da família.

“Em agosto do ano passado estive no hospital para comemorar o primeiro ano de funcionamento da unidade, muito bem gerida, por sinal, e me foi mostrada a necessidade da UTI Pediátrica. Hoje, estamos aqui para assinar a ordem de serviço e tornar realidade essa demanda”, afirmou o governador durante a solenidade.

O governador Flávio Dino destacou ainda que esse trabalho se amplia a todas as cidades do Maranhão, principalmente por garantir a descentralização dos serviços de saúde. “Estamos trabalhando para oferecer um atendimento digno à população de Santa Inês e região, investindo em ações de melhorias, como a ampliação do número de leitos de UTI e descentralizando os serviços de saúde.”

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explicou que os investimentos vêm sendo realizados pelo poder público estadual para ampliar a assistência em saúde no estado. “A construção da UTI Pediátrica é um símbolo não só para Santa Inês, mas para todos os municípios maranhenses. Com esses 10 novos leitos, nós aumentamos em 50% nossa capacidade de atendimento na região.”

Os novos leitos serão equipados com recursos do Governo do Estado. O prazo previsto para a entrega das obras é de oito meses. “Tenho certeza de que muitas vidas serão salvas e isso representa uma grande conquista, fruto do comprometimento da SES, e, principalmente, do governador Flávio Dino”, disse o diretor-geral do Hospital Macrorregional Tomás Martins, Antônio Jorge.

Após a solenidade, o secretário de Estado da Saúde, acompanhado de grupo formado por deputados, visitou a unidade de saúde para conhecer o local onde será instalada a UTI Pediátrica.

Atendimento pediátrico

Em 2017, o Hospital Macrorregional Tomás Martins realizou 549 consultas e 117 cirurgias pediátricas. Nos dois primeiros meses deste ano, 128 pacientes foram atendidos em consultas especializadas, além de 26 cirurgias infantis.

 

  • Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde