contato@institutoacqua.org.br

Governo do Maranhão e Instituto Acqua inauguram UTI Materna na Maternidade Marly Sarney em São Luís (MA)

29/03/2017

Nova ala da unidade de saúde tem oito leitos, equipe especializada em terapia intensiva e recebeu investimentos em infraestrutura e ambientação

Um antigo sonho dos profissionais da Maternidade Marly Sarney, em São Luís (MA), se tornou realidade na tarde desta terça-feira (28/3). O Governo do Estado, em parceria com o Instituto Acqua, inaugurou na unidade de saúde a primeira UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Materna da rede pública de saúde do Maranhão.

A solenidade de entrega contou com a presença do vice-governador do Estado, Carlos Brandão, do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e do diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, entre outras autoridades.

A UTI Materna da Maternidade Marly Sarney atenderá pacientes obstétricas graves, nos períodos pré, intra e pós-parto, com doenças próprias da gravidez ou nela intercorrentes e que necessitem de internação em regime de cuidados intensivos. A nova ala possui oito leitos para receber casos referenciados por meio do Sistema de Regulação de Leitos Obstétricos da Secretaria de Estado da Saúde e ambientação adequada para o acolhimento e atendimento humanizado.

As pacientes receberão os cuidados de um corpo clínico formado por profissionais especialistas em terapia intensiva e ginecologistas obstetras, além de uma equipe de enfermagem especializada em UTI e o apoio de médicos nas especialidades de cardiologia, anestesiologia, neurologia, infectologia, fisioterapia respiratória e psicologia, entre outros.

O vice-governador Carlos Brandão representou o governador Flávio Dino durante o evento e enfatizou que o Governo está trabalhando para mudar a realidade da saúde no Estado. “Temos três maternidades aqui em São Luís e cerca de 150 mil procedimentos por mês. Agora, com esse novo serviço, vamos ter mais oportunidades para atender as mães, pois ele era inacessível e, com o olhar mais humano e presente do Governo, ele está disponível”, disse. Há oito anos a Maternidade Marly Sarney não recebia intervenções como essa.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou que antes da UTI Materna, quando havia alguma ocorrência durante o parto ou pós-parto, as mães tinham de ser deslocadas para outras unidades de saúde. “Já perdemos algumas mães nesta situação”, contou Lula, esclarecendo que isso ocorria por falta de uma UTI em outros hospitais ou pela demora na intercorrência.

Lula destacou ainda a reforma realizada na Maternidade Marly Sarney e comparou com o início da atual gestão. “Há dois anos e meio era comum ver mulheres darem à luz nos corredores do hospital. Hoje, dá orgulho em ver a transformação realizada na maternidade ao longo deste período, graças à parceria entre Instituto Acqua e Secretaria de Saúde.”

As mudanças na Maternidade Marly Sarney são fruto da gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Desde maio de 2015, o local foi reorganizado, ganhou novos leitos e equipamentos e reforçou seu papel de referência no atendimento às gestantes de alto risco no Estado.

Mais investimentos – Carlos Lula também ressaltou que os leitos da UTI Materna contam com equipamentos modernos, inclusive com ferramenta de acompanhamento de pacientes via celular. “Quem acompanha esta maternidade ao longo dos dois últimos anos sabe o quanto aqui mudou. Hoje podemos dizer que não temos mais grávidas esperando para parir ou parindo em cadeiras, como a gente tinha. Hoje, já com quase 200 leitos, entregamos não só equipamentos novos, mas também novos serviços”, reiterou.

O diretor-geral da unidade, Edson Cunha, falou que a inauguração era algo tão almejado que representa a realização de um sonho. “Nós que trabalhamos aqui na Unidade de Alto Risco recebemos muitas pacientes graves, oriundas do interior, e às vezes não tínhamos para onde encaminhá-las quando precisavam desse tipo de atendimento. Com essa inauguração, ganhamos muito em assistência à saúde materna e, consequentemente, isso reflete na redução dos indicadores de mortalidade materna”, afirmou.

O diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, afirmou que a inauguração da UTI Materna é um verdadeiro marco na história da unidade. “Com a UTI Materna, que era um antigo sonho para a mais tradicional maternidade do Estado, o hospital é, agora, uma unidade completa. E a reforma realizada completa isso ao oferecer um espaço para atendimento digno e humanizado à população maranhense.”

Francimara Reis Silva, que recebia alta médica na maternidade, elogiou a iniciativa e disse que é essencial essa nova área para atender os casos graves. “É perigoso até morrer caso aconteça alguma complicação. Agora é melhor porque tem mais segurança, se a mãe precisar desse apoio.”

 

Fotos: Gilson Teixeira/Secap e Johney Tavares