contato@institutoacqua.org.br

Governo do Maranhão e Instituto Acqua inauguram UTI Materna em São Luís nesta terça-feira

27/03/2017

Espaço instalado na Maternidade Marly Sarney vai atender pacientes com doenças próprias da gravidez na unidade e os casos encaminhados pela Central de Regulação do Estado

Mais um passo para fortalecer o atendimento materno-infantil no Maranhão será dado nesta terça-feira (28/3), às 16h, na Maternidade Marly Sarney, em São Luís (MA). O Governo do Estado, em parceria com o Instituto Acqua, vai inaugurar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Materna, espaço estruturado para receber pacientes com doenças próprias da gravidez que necessitem de internação com cuidados intensivos.

A UTI Materna oferecerá oito leitos e contará com corpo clínico formado por profissionais especialistas em terapia intensiva, ginecologistas e obstetras, além de equipe de enfermagem especializada e o apoio de médicos de diversas especialidades para o atendimento dos casos conforme a necessidade, como clínico, cardiologista, anestesiologista, cirurgião geral, neurologista, infectologista, fisioterapeuta respiratório e psicólogo, entre outros.

O investimento realizado envolveu a aquisição de equipamentos e uma ambientação adequada para favorecer o acolhimento e o atendimento humanizado. O local está pronto para receber pacientes no período pré, intra e pós-parto que estejam na Maternidade Marly Sarney e também os casos encaminhados de outras unidades de saúde por meio da Central de Regulação de Leitos do Estado.

O evento de inauguração contará com a presença do governador Flávio Dino, do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, de várias autoridades e de diretores da maternidade e do Instituto Acqua, que faz a gestão da unidade em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.