contato@institutoacqua.org.br

Governo do Maranhão e Instituto Acqua inauguram Casa de Apoio Ninar nesta terça-feira

03/07/2017

Além de atender crianças com doenças que afetam o neurodesenvolvimento, como a microcefalia, o local está equipado para hospedar familiares desses pacientes

O Governo do Maranhão e o Instituto Acqua inauguram nesta terça-feira (4/7), às 9h, a Casa de Apoio Ninar, na Estrada de São Marcos, Ponta do Farol, em São Luís (MA). Inovador na área de atendimento e tratamento de bebês com microcefalia e outras doenças que afetam o neurodesenvolvimento, o projeto terá um olhar direcionado principalmente às famílias atendidas pelo Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), também na Capital do Estado.

O evento contará com a presença do governador Flávio Dino e do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, além de diversas autoridades e diretores de unidades de saúde e do Instituto Acqua, que fará a gestão da Casa de Apoio em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

O imóvel, instalado em um terreno com 6.680,45m², passou por adaptações e ganhou ambientação humanizada para atender bebês e famílias que passarem pela unidade, ampliando o atendimento realizado no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar).

A antiga ‘Casa de Veraneio’ tem capacidade para abrigar 11 adultos e 9 crianças por vez, e será coordenada pela neuropediatra Patrícia da Silva Sousa, atualmente responsável pelo ambulatório de microcefalia do Ninar.

Atendimento – No espaço serão oferecidos serviços de hospedagem e alimentação gratuitos nos dias de acompanhamento no Ninar, além de oficinas, cursos e palestras aos familiares e profissionais das crianças em tratamento.

Os pacientes serão atendidos por equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos, enfermeiros, psicólogos e psicopedagogos. Serão realizados cerca de 1.260 atendimentos mensais, distribuídos em 1.560 horas de estímulo às crianças com problemas de neurodesenvolvimento.

Visita – No último domingo (3/7), o governador Flávio Dino visitou a Casa de Apoio Ninar para conhecer as instalações e funcionamento da unidade. O governador elogiou o fluxo de atividades que serão desenvolvidos e destacou a importância de o local ser um centro de formação continuada. A ideia é que profissionais de saúde de cidades do interior do Estado possam retornar aos seus municípios aptos a reproduzir em pequenos núcleos os ensinamentos adquiridos. Esses núcleos serão chamados de Ninhos de Estimulação em cada cidade.