contato@institutoacqua.org.br

Futuras mães recebem orientações em curso de gestantes realizado na Maternidade Marly Sarney em São Luís (MA)

23/06/2017

Durante cada encontro, gestantes, pais e acompanhantes compartilham experiências e têm acesso a conhecimentos sobre o período gestacional

Começaram nesta quinta-feira (22/6) as primeiras palestras da 14ª turma do Curso de Gestantes da Maternidade Marly Sarney, realizadas no auditório da unidade para 26 gestantes, em São Luís (MA). O curso proporciona conhecimento sobre os períodos de gestação, parto e pós-parto às mulheres que realizam o pré-natal na unidade, que é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A programação inclui ações educativas, atividades práticas e oficinas com rodas de conversas.

Katia Raquel, 36 anos, grávida de oito meses, está ansiosa para os próximos encontros. “Estou na minha terceira gestação, mas todas as vezes sempre surgem muitas dúvidas. Acompanhei os últimos encontros da turma anterior e agora estou desde o começo com esta. É um curso muito bom”, enfatizou. Serão ministradas 28 horas de conteúdo teórico e prático até o dia 3 de agosto.

Alguns futuros pais acompanham as mulheres durante o curso, como é o caso do maquinista Celso Ferreira Viana. “Para quem será pai de primeira viagem, como eu, é muito importante participar, porque aprendemos vários assuntos neste curso. O que mais me chamou atenção foi a parte da fisioterapia, em que o pai precisa estar sempre interagindo com a gestante. Eu aprendi como devo agir em determinadas situações”, pontuou.

A programação de aulas inclui temas como o aspecto psicológico da gestante, cuidados com o recém-nascido de UTI Neonatal, nutrição do bebê e da gestante, trabalho de parto, planejamento familiar, vacinas, critérios para classificação de risco de Urgência/Emergência, realização de testes de sífilis, HIV, pezinho, orelhinha, coraçãozinho e olhinho, higiene bucal e higiene da gestante e do bebê, além de atividades em grupo e visitas ao Centro de Parto Normal. O curso é ministrado por equipe multidisciplinar da unidade de saúde composta por obstetras, pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social, psicólogos e fonoaudiólogos.

Durante a abertura do curso, a coordenadora de enfermagem da Maternidade Marly Sarney, Márcya Costa Ferreira, destacou a importância de atividades como essa. “A gestação, o parto e pós-parto são momentos especiais na vida da mulher, por isso buscamos abrir um canal de diálogo com as famílias que estão aguardando a chegada de mais um integrante. É um espaço também para compartilhar experiências, sentimentos e tirar dúvidas”, explicou.

Primeiro dia – Na aula inaugural, as gestantes puderam compreender a importância do pré-natal para o diagnóstico precoce de alguns riscos e o tratamento adequado para cada caso. A enfermeira obstetra Ayzyane Pessoa explicou os benefícios do parto normal para a mulher e o bebê e destacou a realização dos partos humanizados.

Além dessa temática, o trabalho de fisioterapia na Maternidade Marly Sarney também foi abordado. “Após o terceiro mês de gestação e sob orientação médica, a mulher já pode realizar exercícios relacionados a fisioterapia. No momento do parto, esses exercícios trarão uma série de benefícios, como preservar mais o assoalho pélvico da paciente”, explicou a fisioterapeuta Davila Jacen, que ministrou a segunda palestra do dia.

Cada participante recebeu apostila com o conteúdo das aulas, informações adicionais relacionadas à gravidez, respostas às dúvidas mais frequentes e dicas para uma gestação saudável, bem como um kit contendo creme para hidratação da pele e protetor solar.