contato@institutoacqua.org.br

Ex-ministro da Saúde falou de rede materno-Infantil e financiamento do SUS no Encontro de Gestores

07/12/2016

O ex-ministro da Saúde e secretário da Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, fez a palestra da parte da manhã desta quarta-feira (7/12), do segundo dia do Encontro de Gestores do Instituto Acqua – Unidades Maranhão. A palestra tratou sobre a rede materno-Infantil e financiamento do SUS.

O segundo dia do evento teve a abertura feita pelo diretor-presidente do Acqua, Ronaldo Querodia, e pelo secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula. "O primeiro dia de evento foi muito produtivo e pudemos ver que temos colaboradores de altíssima qualidade. Hoje, demos continuidade com uma fala importantíssima do ex-ministro e secretário Alexandre Padilha", afirmou o diretor-presidente.

O secretário Carlos Lula agradeceu o trabalho do Instituto Acqua na realização do encontro e no convite feito a Padilha para a palestra.

Alexandre Padilha falou sobre o desafio que é fazer a gestão da saúde pública do Brasil, que é o único país com mais de 100 milhões de habitantes a ter um sistema universal, público e gratuito de saúde. 

Em especial sobre o Maranhão, Padilha destacou que o Estado assume importante desafio ao abrir novos hospitais regionais, como destacou Carlos Lula em sua fala. "É preciso muita coragem pra abrir esses novos hospitais regionais e rediscutir a rede hospitalar do Estado, já que as perspectivas são trágicas para o país com essa PEC em andamento."

Sobre a rede materno-Infantil, o ex-ministro e secretário mostrou os dados da saúde da Capital paulista, os avanços conseguidos e que ações foram realizadas para qualificar o atendimento ao público.